carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Programação diversificada do Pelô
pelourinho culrural
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI)


Banda Surdo Virado, a música nordestina de Wilson Aragão e o Bloco Afro Bankoma fazem parte da agenda do Pelô nesta semana A programação cultural da semana de 24 a 27/10, elaborada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), conta com atrações diversificadas, atendendo à proposta do CCPI, que é a de valorizar diversos estilos musicais, como o axé da banda Surdo Virado, a música nordestina de Wilson Aragão e a celebração da identidade negra do Bloco Afro Bankoma. Surgida há dois anos, a banda Surdo Virado tem como referência musical a banda Afrodisíaco e promete esquentar a noite de segunda-feira (24/10), no Largo Tereza Batista, às 21h. Para 2012, os componentes do grupo prometem mostrar seu som contagiante em cima do trio elétrico, durante o carnaval. A banda é composta por: Wesley Bonfim (vocal); Sandoval Melodia (vocal); Renato Lua; Marquinho Show; George Negão; Cadinga e André Costa na percussão; Germano Silva (guitarra); Topera (bateria); Juvenal Pinheiro (teclados e samples) e Davison Lago (baixo).

O CCPI, preocupado com a variedade de ritmos e sons destinou também, em sua programação, espaço para o reggae, o rock, o forró e o samba, além de valorizar a cultura negra, acolhendo o Bloco Afro Bankoma. Seguindo a grade da programação semanal, quem curte um bom reggae pode conferir o projeto Dia D do Reggae, realizado sempre na última terça-feira de cada mês no Pelourinho. As atrações desta terça-feira, dia 25/10, são: Irmandade Brasmorra; Reverberação e Tallowah. Os shows começam às 21h, no Largo Pedro Archanjo. Ainda na terça-feira, há opção também para quem gosta do rock, com a banda The Honkers, grupo formado em Salvador, no final da década de 1990. É conhecido por suas performances e turnês extravagantes e pela sofisticação de suas composições, influenciando diversos artistas. Se seu ritmo é o forró, a pedida é curtir o poeta, cantador e forrozeiro Wilson Aragão, que apresentará o show Capim Guiné, no Largo Pedro Archanjo, na próxima quarta-feira (26/10), às 20h30h. O show encerra a turnê, que passou por Barreiras (dia 13/10), Tabocas do Brejo Velho (dia 14/10) e Riacho de Santana (dia 15/10). “Tivemos experiências incríveis nesta nossa passagem por algumas cidades do interior, contando ‘causos’ e lotando praças com pessoas que curtem o autêntico ritmo nordestino, que é o forró. Encerramos esse projeto aqui no Pelourinho, através do edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB. Vimos como o forró é um ritmo atemporal e está sempre nos corações e na alma dos baianos”, explica o produtor José Carlos. “Visitamos também oficinas de aprendizes de recital e gostamos muito de saber que a nossa cultura está sendo ensinada para crianças e adolescentes”, encerrou.

Antes da atração principal da noite de quarta-feira (26/10), Gal do Beco, se apresentar no Largo Quincas Berro d’Água, acontece o projeto “Abre Alas para a música”, com a intenção de valorizar os artistas locais que tocam nos bares do Pelourinho. Essa semana o ritmo sertanejo precede o samba com Carla Lins que, acompanhada de músicos amigos, promete entreter os frequentadores do Centro Histórico, a partir das 19h. Após a apresentação do projeto, Gal do Beco, figura bem conhecida dos largos e praças do Pelourinho, fará seu show, às 21h. O Largo Quincas Berro d’Água, dentre os largos do Pelourinho, possui uma identificação muito forte com o samba, talvez influenciado pelo personagem representado nas obras de Jorge Amado que dá nome ao local, ou pela caracterização e ambientação do espaço. No repertório, a artista cantará músicas autorais e de grandes nomes como Clara Nunes, Paulinho da Viola e Valmir Lima. Gal também receberá convidados especiais para o último show do mês de outubro.

Outra programação para os forrozeiros é o projeto cantos e encantos do nordeste baiano, realizado pelo Bando Velho Chico, que será apresentado na quinta-feira (27/10), às 19h, no Largo Pedro Archanjpo. O Bando Velho Chico traz uma proposta de unir a boa música do sertão com a exibição de documentários que retratam a história do povo nordestino como “Do Buruti a Pitada: Lamarca e Zequinha na Bahia”, do historiador Reizinho Pereira. Fundado no bairro de Portão, no município de Lauro de Freitas, o grupo musical Bankoma é um dos mais importantes expoentes afros da Bahia e se apresentará na quinta-feira (27/10), às 19h, no Largo Tereza Batista. Além de fazer exibições de shows e mostras culturais, o Bankoma desenvolve projetos sociais pelo cultuado e respeitado Terreiro São Jorge Filho da Goméia. A proposta é a de celebrar as expressões e a identidade das etnias e todo os referenciais da cultura de matriz africana que se fazem presentes nas comunidades tradicionais, fortalecendo a identidade étnica. “Queremos mostrar para as comunidades as atividades que realizamos nos terreiros, dando visibilidade às nossas raízes, para que o negro conheça a sua história e sinta orgulho de suas origens”, revela a coordenadora Eliana Santos.

SURDO VIRADO
QUANDO : Segunda-feira – dia 24 de outubro | 21h
ONDE : Largo Tereza Batista, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : R$ 10

DIA D DO REGGAE
QUANDO : dia 25 de outubro 2011 - TER - 21h
ONDE : Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

THE HONKERS
QUANDO : dia 25 de outubro 2011 - TER - 19h
ONDE : Largo Tereza Batista, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

CAPIM GUINÉ– Wilson Aragão
QUANDO : dia 26 de outubro 2011 - QUA - 20h30
ONDE : Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

ABRE ALAS PARA A MÚSICA – “Bié Nô”
QUANDO : dia 26 de outubro 2011 - QUA - 19h
ONDE : Largo Quincas Berro d’Água, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

GAL DO BECO
QUANDO : dia 26 de outubro 2011 - QUA - 21h
ONDE : Largo Quincas Berro d’Água, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

CANTOR E ENCANTOS DO NORDESTE BAIANO – Bando Velho Chico
QUANDO : Quinta-feira – dia 27 de outubro l 19h
ONDE : Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

BLOCO AFRO BANKOMA
QUANDO : dia 27 de outubro 2011 - QUI - 19h
ONDE : Largo Tereza Batista, Pelourinho, Salvador BA
QUANTO : Gratuito

Fonte : Pelourinho Cultural - outubro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br