carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Teatro Dona Canô comemora 10 anos
bastidores da folia
Show festeja aniversário do teatro com homenagem a Assis Valente, com a participação de artistas de santamarenses e convidados


Neste mês de setembro o Teatro Dona Canô, um dos principais espaços culturais do Recôncavo, comemora 10 anos com uma programação diversificada e uma homenagem ao centenário de nascimento de um santamarense ilustre: Assis Valente. Nesta primeira década de funcionamento o teatro abrigou mais de 850 eventos e recebeu um público estimado em 250 mil espectadores. A noite do dia 14 de setembro – data de fundação do Teatro – será destinada a esta dupla comemoração: festejar o aniversário do Teatro Dona Canô e o talento do saudoso compositor. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria Cultura de Santo Amaro, promoverá um show com releituras de composições de Assis Valente, com apresentações de artistas locais e convidados.
Sob a direção artística de J. Veloso, o show contará com a presença de manifestações culturais e artistas santamarenses, tais como os músicos Ulisses Castro, Márcio Valverde, Lívia Millena, Eduardo Chaves e Marcel Fiúza, Stela Maris. Também está confirmada a presença de artistas nacionalmente reconhecidos como Margareth Menezes, Juliana Ribeiro e Roberto Mendes, além do próprio Jota Veloso e de Moreno Veloso. Além do show, os 10 anos do teatro contam com uma programação variada que se estende de 11 a 18 de setembro e inclui exibição de filmes infantis, apresentações de teatro, dança e música. A abertura e o encerramento das comemorações serão de forma tradicional, com apresentação que valorizam a cultura local. No dia 11 de setembro, às 15h acontece será realizado um Encontro de Filarmônicas de Santo Amaro: Filhos de Apolo, Lira dos Artistas e 19 de Março de Acupe. Os festejos se encerram no dia 18, às 17h, com a apresentação da Folia de Reis dos grupos Asa Filho e o Reisado de São Vicente.

TEATRO DONA CANÔ
O Teatro Dona cano abriu as portas no mês de aniversário de Claudionor Vianna Telles Velloso, conhecida nacionalmente como Dona Canô, a matriarca da família mais famosa de Santo Amaro da Purificação, os Veloso; berço dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, e da poetiza Mabel Veloso. Foi Dona Canô que, percebendo a carência de um meio cultural na cidade, buscou junto às autoridades políticas atender as reivindicações da população de Santo Amaro. Sendo assim, o teatro levou o seu nome como homenagem àquela que contribuiu para a cidade. O Teatro foi inaugurado em 14 de setembro de 2001 e tem capacidade para 274 pessoas. Em uma década de funcionamento, já passaram por seu palco, artistas locais e nacionais, através de projetos como “Dona Canô Chamou”, primeiro projeto do espaço, “A Instituição vai ao Teatro, “A Associação vai ao Teatro” e “A Escola Vai ao Teatro”.

ASSIS VALENTE
José de Assis Valente nasceu em 19 de março de 1911, em Santo Amaro. Começou a compor sambas no início dos anos 30. A cantora Carmem Miranda foi a maior intérprete e divulgadora das canções de Assis Valente. Na voz da “Pequena Notável”, tornaram-se sucesso músicas como Camisa Listrada e Good Bye, Boy. Mas sua música mais famosa é Brasil Pandeiro, que foi primeiro gravada em 1940 pelo grupo Anjos do Inferno e estourou na década de 1970 na voz de Baby Consuelo e do grupo Os Novos Baianos. Mas apesar da carreira bem-sucedida como compositor cometeu suicídio em 1958, ingerindo guaraná com formicida. Muitos artistas regravaram a obra de Assis Valente, como Nara Leão, Chico Buarque e Adriana Calcanhoto. Na década de 90 o musical “O Samba Valente de Assis”, sobre a trajetória do compositor, foi encenado no Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

11 DE SETEMBRO 2011 - 15h
Encontro de Filarmônicas de Santo Amaro: Filhos de Apolo, Lira dos Artistas e 19 de Março de Acupe.

12 DE SETEMBRO 2011 - 15
Circuito Popular de Cinema e Vídeo Especial – Mostra Infantil.

14 DE SETEMBRO 2011 - 20
Show em Homenagem ao Centenário de Assis Valente e aos 10 anos do Teatro Dona Canô – participação de artistas de Santo Amaro e convidados.

15 DE SETEMBRO 2011 - 20
Festival de Dança: Mahadevi, Arte e Magia, Brilho Negro e Hip Hop C4.

17 DE SETEMBRO 2011 - 19
Espetáculo “Kaonge Conta Zumbi” – Núcleo de Teatro Cidadania Quilombola. Ingresso: R$4,00 e R$2,00

18 DE SETEMBRO 2011 - 17
Asa Filho e o Reisado de São Vicente (folia de reis)

MARGARETH MENEZES
A cantora Margareth Menezes estará em Santo Amaro, na noite desta quarta-feira (14), para uma comemoração dupla e especial. Neste mês de setembro, o Teatro Dona Canô, um dos principais espaços culturais do Recôncavo, comemora 10 anos. A ocasião serve também para homenagear o centenário de nascimento do ilustre santamarense Assis Valente, compositor de sucessos como Brasil Pandeiro, que estourou na década de 70 com o grupo Os Novos Baianos. No show previsto para marcar a comemoração, Margareth Menezes se apresenta como convidada de J. Veloso e Moreno Veloso. Entre outras, ela canta Por Causa de Você, grande sucesso de Assis Valente, e Quixabeira, em homenagem a matriarca da família Veloso, que completa 104 na próxima sexta-feira (16).

Fonte : Texto & Cia- setembro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br