carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Orquestra de sanfonas e oficinas de dança, música e teatro movimentaram o Pelourinho ontem (30)
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias


Atrações fizeram parte da programação da Semana da Cultura Popular que será encerrada hoje (31) com Cortejo Cultural no Centro Histórico “Estou satisfeita com o que foi apresentado. Nosso objetivo era contribuir para a formação de uma plateia seletiva, exigente e conhecedora da sua cultura. Tenho certeza de que as atividades didático-pedagógicas realizadas durante essa semana contribuíram para o fortalecimento da identidade cultural do público que esteve aqui durante esses dias”. Foi com essas palavras que Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da Secretaria Estadual de Cultura – SecultBA, fez uma breve avaliação da Semana da Cultura Popular que será encerrada HOJE (31), a partir das 14h, com um grande Cortejo Cultural que passará pelas principais ruas do Centro Histórico.
Ontem, dia 30 de agosto, terceiro dia de atividades da Semana da Cultura Popular, a abertura da programação ficou por conta dos músicos Charmosinho do Acordeon, Zé Gonzaga e Estevan Dantas, com o projeto Ao som do Acordeon. Logo depois, a coreógrafa Vera Passos e o instrumentista Ney Sacramento deram início ao evento Celebrando as artes, onde foram realizadas oficinas de dança, música e teatro com o público. Após a apresentação dos trabalhos concluídos durante as oficinas, Vera Passos, junto com os alunos da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, encenaram o Espetáculo Luiz Amado. A Orquestra de Sanfonas, cuja regência ficou por conta de um dos maiores forrozeiros baianos, o sanfoneiro Cicinho de Assis, animou a plateia presente no Largo Pedro Archanjo. As senhoras do Centro Social Urbano de Castelo Branco fizeram rodas de dança na frente do palco. A música Sala de Reboco foi uma das mais cantadas pelo público. Músicas de Luiz Gonzaga predominaram no repertório.
A tarde cultural foi encerrada pelos alunos da FUNCEB, que apresentaram o espetáculo Os Caboclinhos, cuja coreografia foi da professora Daniela Gonçalves.
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço : Semana da Cultura Popular
Quando: 28 a 31 de agosto 2012 - 14h
Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA
Quanto: Gratuito

Fonte : Secult BA (31/08/12 | 11H08) - agosto 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br