carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


II Edição da Semana da Cultura Popular
pelourinho cultural
Forró, exposições e orquestra de sanfonas marcam o 3º dia da II Semana da Cultura Popular


A II Edição da Semana da Cultura Popular, promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da Secretaria Estadual de Cultura – SecultBA, chega ao seu terceiro dia recheada de atividades artísticos-culturais. HOJE (30), a partir das 14h, Estevan Dantas e Zé Gonzaga continuarão embalando o Largo Pedro Archanjo tocando o melhor do forró com o projeto Ao som do Acordeon. No repertório, canções de Luiz Gonzaga, Adelmário Coelho e Trio Nordestino. Às 14h30, Vera Passos e Ney Sacramento realizarão o projeto Celebrando através das Artes, onde serão ministradas oficinas de danças populares, música e teatro, no Largo Pedro Archanjo.
No mesmo local, o público poderá conferir a exposição de grafite Luiz e Jorge Amados, montada pelo grupo cultural Arte Urbana em Ação em homenagem ao mestre Luiz Gonzaga e ao escritor Jorge Amado. Às 14h10, será iniciada a exibição do documentário Celebrando: Luiz Gonzaga e Jorge Amado. Também integra a programação o espetáculo Os Caboclinhos, da Escola de Dança da FUNCEB, cuja coreografia é da professora Daniela Gonsalves, e o concerto didático Orquestra de Sanfonas da Bahia, com , Cicinho de Assis e os Sanfoneiros.
À noite, o Instituto de Mídia Étnica realizará, às 20h, no Largo Tereza Batista, o Lançamento do novo Portal e da Revista Eletrônica Correio Nagô, uma das maiores comunidades virtuais da cultura negra brasileira. A festa, que contará com as apresentações do grupo Bemba Trio e da banda Na Veia Da Nêga, ainda terá as participações dos rappers Afro Jhow e Negro Davi e das cantoras Márcia Short e Mariella Santiago.
O Portal Correio Nagô, idealizado a partir da mobilização dos comunicadores do Instituto Mídia Étnica, comprometidos com o combate à discriminação e exclusão sociorracial, propõe uma intensa participação colaborativa dos seus leitores, além de estabelecer uma rede de informações de interesse das comunidades afrodescendentes pelo mundo. “O Correio Nagô busca garantir a todos os cidadãos, especialmente à comunidade afrodescendente, o direito humano à comunicação. Todos devem ter oportunidade de produzir e consumir informação ética e responsável. O grupo de correspondentes do Nordeste do Brasil, o time de blogueiros e a rede de associados e colaboradores possibilitarão que o portal ofereça informação com diversidade e com o olhar negro e periférico sobre os temas da atualidade”, disse André Santana, jornalista e editor do Portal Correio Nagô.
Sobre a escolha do Centro Histórico para a realização da comemoração, André é categórico. “A nossa festa não poderia ser em outro local. O Pelourinho é cenário e palco das grandes manifestações da história e da cultura negra do Brasil. Nosso lançamento, em 2007, foi no Pelourinho e agora a apresentação deste novo portal, com novidades e ampliação, também teria que ser lá. O Pelourinho, com suas ruas e praças, tem uma sintonia perfeita com o público e com os artistas da black music baiana que convidamos. Será realmente uma grande festa”, comemora o jornalista.

Serviço :Semana da Cultura Popular
Quando: 28 a 31 de agosto 2012 - 14h
Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA
Quanto: Gratuito

30.08 - QUI - 14h00 - Largo Pedro Archanjo - “Ao Som do Acordeon” - Estevam Dantas e Zé Gonzaga
30.08 - QUI - 14h00 - Galeria Pedro Archanjo - Exposição: “Luiz e Jorge Amados” - Denis Sena
30.08 - QUI - 14h10 - palco - Apresentação de Documentário - Celebrando: Luiz Gonzaga e Jorge Amado
30.08 - QUI - 14h30 - palco - Oficinas: Danças Populares, Música e Teatro - Celebrando através das Artes com Vera Passos e Ney Sacramentos
30.08 - QUI - 16h00 - palco - Dança: “Os Caboclinhos” - Escola de Dança da FUNCEB - Coreografa:Daniela Gonsalves
30.08 - QUI - 16h10 - palco -Concerto didático: Orquestra de Sanfonas da Bahia - Cicinho de Assis e Sanfoneiros

Fonte : Secult BA (30/08/12 | 11H08) - agosto 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br