carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Ilê Aiyê pede paz no carnaval e põe o bloco na rua
Carnaval de Salvador 2012 - Bahia


As pombas brancas voaram, os tambores ruflaram e o cortejo negro subiu a Ladeira do Curuzu para invadir as ruas do bairro da Liberdade. Este ritual acontece há 38 anos, no sábado de carnaval, para pedir uma festa de paz e representa a resistência cantada e dançada em todos os versos das músicas do bloco afro Ilê Aiyê. Antes de iniciar a parte profana, o Ilê realizou passo a passo de sua tradicional saída, com o ritual religioso. Os tambores romperam o silêncio e saudaram a Mãe Hildelice Benta, yalorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu, o presidente do bloco, Antônio Carlos Vovô, a nova rainha do Ilê, Edjane Santos e todos os políticos e autoridades presentes. Em seguida, foram jogados milho branco, pedindo boas energias e limpando os caminhos, e ao fundo, a bateria da banda Aiyê, juntamente com os conhecidos clarins orquestravam o momento. Apesar de tão tradicional, a saída este ano causou uma ansiedade especial para uma fã do bloco: Edjane Santos, a rainha do Ilê no carnaval 2012. Emocionada por estar vivendo um momento tão sonhado, com a voz trêmula, ela reforça a consciência do papel que ocupa agora. “Não é ser uma rainha, é representar um bloco que abriu caminhos e recontextualizou a relação de uma sociedade com a beleza, estilo e atitude negras”, destacou Edjane, que realizou hoje seu primeiro desfile após ser coroada.

Emocionada com saída, a jornalista gaúcha Kaiala Silva, diz que aquele momento levará para sempre. “Dificilmente verei algo tão belo quanto isto”. Já o engenheiro Eduardo Campos diz que o carnaval, para ele, só começa depois desta saída. “Preciso ouvir os clarins, preciso receber o milho branco na cabeça e preciso subir a ladeira do curuzu com esta banda maravilhosa. No Ilê, o meu corpo me conduz”, diz o folião.
Entre as autoridades presentes, a tradicional saída do Ilê recebeu a ministra da Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros; os secretários estaduais Albino Rubim (Cultura) e Elias Sampaio (Promoção da Igualdade Racial); os deputados federais, Luiz Alberto, Nelson Pelegrino e Valmir Assunção; o ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli; o secretário Municipal da Reparação (SEMUR), Ailton Ferreira e o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, além de uma multidão que se aglomerava na ladeira. A atriz carioca Juliana Alves demonstrou sua emoção ao participar pela primeira vez do desfile do Ilê Aiyê. “A realização de um sonho de infância”, declarou a atriz, que conheceu as músicas dos blocos afro por meio do pai, integrante do Movimento Negro.
O “mais belo os belos”, como também é conhecido, é uma das 126 instituições contempladas pelo Programa Ouro Negro, da Secretaria de Cultura do Estado. Para o secretário Albino Rubim, este programa ajuda a garantir a sustentabilidade e manutenção de instituições que, para além de blocos carnavalescos, são instituições que trabalhando com obras sociais em suas comunidades. “O investimento neste programa representa metade dos recursos que a Secretaria de Cultura da Bahia investe para o carnaval”, afirma Rubim, referindo-se aos R$5,305 milhões investidos no desfile dos afoxés, blocos afro, de índio, de samba, de reggae e de percussão.

QUANDO : dia 18 de fevereiro 2012 - SAB
BLOCO : Ile Aiyê - 00h - Band´Aiyê
PERCURSSO : Circuito Osmar (Campo Grande/Avenida)

Fonte : Secretaria Cultura da Bahia (19/02/12 | 00H02) - fevereiro 2012
Fotos: Shirley Stolze

volta | contato

www.carnaxe.com.br