carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Filhos de Gandhy cobrem a avenida com o branco da paz
Com seus turbantes brancos, os integrantes do bloco mostraram a tradição do ijexá


A maior prova de que o carnaval de Salvador é de paz e é democrático aconteceu neste domingo na passarela do Campo Grande, quando o bloco Filhos de Gandhy entrou na passarela com seu ijexá mais lento do que o contumeiro ritmo dos trios elétricos. A força da tradição e o respeito imposto pelo branco dos turbantes fez com que todos os que estavam nas proximidades parassem para acompanhar o desfile. O afoxé saiu por volta das 15h30 do Largo do Pelourinho, mantendo o histórico ritual do ‘padê’, ato religioso para abrir os caminhos e atrair a paz durante a folia. Nas imediações da Praça Castro Alves, a secretária de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, colocou um laço branco no braço do presidente do afoxé, Agnaldo Silva, como símbolo da luta pelo fim da violência contra as mulheres.

Com palavras de ordem como “Violência contra a mulher é crime” e “Respeito às mulheres”, o afoxé Filhos de Gandhy espalhou mensagem de paz pela avenida neste domingo (19) no Carnaval de Salvador. O combate às diversas formas de violência contra o segmento feminino foi o tema deste ano do bloco, que desfila com quase 10 mil homens.
“Estamos num espaço exclusivamente masculino. Este ato significa muito. São os Filhos de Gandhy dizendo que a Bahia está unida pelo fim da violência. Não podemos admitir tantas mulheres sendo agredidas e mortas todos os dias”, disse a secretária, primeira mulher a subir no trio do afoxé, em toda a história do Gandhy, criado há mais de seis décadas.

Nascido de um grupo de estivadores do porto de Salvador, o bloco composto só de homens reúne milhares de foliões e mantém a tradicional fantasia em homenagem ao libertador da Índia Mahatma Gandhy. A grande quantidade de foliões faz com que o manto branco se espalhe por um longo trecho. Enquanto os primeiros integrantes já chegavam ao Forte de São Pedro, parte do bloco ainda estava entrando na passarela. O espetáculo promete ser ainda mais belo com a passagem do bloco, logo mais pela Praça Castro Alves.

QUANDO : 19 de fevereiro 2012 - DOM - 15h30
O QUE : Bloco Filhos de Gandhy
ONDE : Circuito Osmar (Campo Grande/Avenida)

Fonte : Saltur - fevereiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br