carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Pastores da Noite: Gerônimo, Aloísio Menezes, Lazzo Matumbi e Will Carvalho cantam juntos o samba-reggae, ritmo que consagrou o Pelourinho
Carnaval de Salvador 2012 - Bahia



Gerônimo
A segunda-feira, dia 20 de fevereiro de carnaval será ao som de muito samba-reggae no Largo do Pelourinho. Os músicos Gerônimo, Aloísio Menezes, Lazzo Matumbi e Will Carvalho farão juntos uma grande e justa homenagem ao ritmo que projetou o Pelourinho para o mundo. O espetáculo será realizado no dia 20 de fevereiro, às 20h, no Largo do Pelourinho. Criado pelo Mestre Neguinho do Samba, o samba-reggae nasceu de uma mistura do samba com o reggae e sons africanos, e foi inicialmente divulgado por Margareth Menezes e Daniela Mercury para depois ser disseminado mundialmente pelo Olodum, com as participações em clipes dos cantores internacionais Paul Simon, Jimmy Cliff e Michael Jackson, tornando o ritmo um cartão postal do Pelourinho.
É justamente essa trajetória que será revivida na noite temática “Pastores da Noite, que homenageia o samba-reggae e o escritor Jorge amado, numa iniciativa do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (SecultBa) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e que este ano, tem como diferencial a realização de noites temáticas que celebram os estilos musicais que compõem a música popular brasileira.
“Esse show é importante para manter viva a história de Neguinho do Samba, que foi o inventor e propagador do samba-reggae. Fico muito lisonjeado em fazer parte de um espetáculo que vai relembrar o surgimento do ritmo cantado por Margareth Menezes, que foi a primeira a estourar no mundo cantando Faraó”, relembra Aloísio Menezes.
“Realizar um show alegre, no local que antes era motivo de dor e sofrimento é a maior prova de que mudamos, de que podemos fazer algo positivo em qualquer lugar. Essa iniciativa da SecultBa e do CCPI é importante porque precisamos democratizar cada vez mais o espaço e promover a grande diversidade cultural que temos”, diz o cantor Lazzo Matumbi. O repertório será baseado em releituras de músicas do reggae, samba de roda e sucessos do samba-reggae. “Queremos trazer o reggae ao palco para podermos mostrar como ocorreu essa junção maravilhosa do samba com o reggae dando origem ao samba-reggae como o conhecemos hoje” adianta Matumbi.
“Cantarei sucessos da minha época nas bandas Reflexus e Tiete Vips, como as músicas Madagascar e Senegal, além de apresentar sambas de roda, reggae e samba-reggae”, promete Will Carvalho, que fará dueto com Aloísio Menezes na música Ressentimento, de André Calazans.

Pastores da Noite – “Faremos uma grande homenagem ao escritor Jorge Amado. Seremos (Gerônimo, Aloísio e Lazzo) os três pastores e Will será a Marialva. Essa é a nossa homenagem ao centenário de Jorge Amado”, afirma o cantor Gerônimo, que promete apresentar no palco clássicos de sua carreira como Jubiabá e É d’Oxum. “Será uma grande oportunidade de reconhecer a preocupação do CCPI em reviver todas as tendências do carnaval. Esse show é uma forma de presentear a todos”, comemora Gerônimo. “Estamos ansiosos. Faremos o melhor de nós”, promete Will Carvalho.
Será um grande espetáculo o show Amado Gonzaga, que homenageará os centenários do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e do grande escritor baiano Jorge Amado. O espetáculo será a principal atração da noite temática do forró que será realizada no Pelourinho, dia 21/02, terça-feira de carnaval, numa grande iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura – SECULT BA e do Centro de Culturas Populares Identitárias – CCPI, a apresentação contará com as performances de Gereba, Bule-Bule, Cicinho de Assis e Márcia Short, que prometem não deixar ninguém parado, em uma mistura de sonoridade única.
Com um repertório vasto que passeia por composições de Luiz Gonzaga, Cicinho, Bule-Bule e Gereba, o show será embalado por canções que marcaram a carreira do Rei do Baião. “Farei a minha apresentação com a banda “Quebra Gereba”, nome do conjunto batizado por Jorge Amado na ocasião da gravação da trilha da peça teatral Quincas Berro d’Água, no Teatro Castro Alves, nos anos 70”, diz Gereba, forrozeiro com mais de 30 anos de carreira, 20 discos gravados e que já teve suas canções interpretadas por artistas consagrados como Fagner e Gilberto Gil.
Will Carvalho
“Bule-Bule apresentará o inédito cordel ‘Nós, as luas do Gonzaga’ e eu apresentarei dois pastoris inéditos, a ‘Pastora do Amado’ e ‘Nós, as pastoras luas do Gonzaga’. Será uma grande festa, pois usaremos esse show para um documentário especial em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. O carnaval passa, mas os ganhos culturais de um evento como esse ficam como herança para as futuras gerações. Será um grande prazer mostrar o trabalho de Jorge Amado e de Luiz Gonzaga, dois ícones da cultura brasileira, durante um show no Pelourinho”, comemora Gereba.

Fonte : Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - fevereiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br