carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Diversidade Cultural no final de ano no Pelô
bastidores da folia


A programação do Natal, dia 19 de novembro, da Diversidade contará com dois ternos que circularão pelas ruas do Centro Histórico, o Terno Estrela do Oriente e o Terno das Flores. No Cruzeiro de São Francisco serão apresentados dois espetáculos. Às 18h, os alunos e coordenadores da Escola de Dança da FUNCEB mostrarão Sertania, remontagem de um espetáculo do ano de 1983 que retrata através de metáforas e simbolismos as condições de vida do povo nordestino, em especial os vaqueiros e sua relação com o boi. Fechando a noite de atrações, o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) mostrará o espetáculo Pangea. Criada em 2007 para o BTCA, a peça é uma montagem onde o ritmo, a percussão e o movimento se aliam para mostrar todo o potencial de cada bailarino.

Na quinta-feira (20/12), a orquestra do Maestro Fred Dantas animará o público com as tradicionais canções natalinas a partir das 18h, no Cruzeiro de São Francisco. Logo em seguida outro maestro comandará a festa. O Coral Expressons, sob a regência do Maestro Márcio Medeiros, reunirá cânticos de Natal com performances coreográficas em cima do palco. Já o Terno do Sol e o Terno da Anunciação circularão pelas ruas do Centro Histórico a partir das 19h.

Na sexta-feira (21/12), no sábado (22/12) e no domingo (23/12), sempre às 18h, no Cruzeiro de São Francisco, o Coral das Crianças de Salvador, regido pelo Maestro Keiler Rêgo, apresentará o musical Como é Grande o meu Amor, com canções de Roberto Carlos. As apresentações contarão com as participações especiais das cantoras Márcia Short(21/12) e Carla Visi (22/12) e do cantor Tonho Matéria (23/12). O coral é composto por aproximadamente cem crianças, na faixa etária dos 08 aos 14 anos, que estudam em escolas municipais do Bairro da Paz e do Engenho Velho da Federação. Ainda na sexta-feira, às 21h, a Companhia de Danças e Folguedos realizará o Auto Natalino, passeando pelo Cruzeiro do São Francisco representando as comemorações pelo nascimento de Cristo. Pelas ruas do Pelô, a festa será comandada pelo Terno das Ciganinhas, Terno As Bailarinas (de Saubara) e o grupo vocal carnavalesco Paroano Sai Milhó, fundado em 1964 por um grupo de amigos.

No sábado (22/12), após a apresentação do Coral das Crianças, o Grupo Filó apresentará o espetáculo O Boi e o Burro a Caminho de Belém, às 19h no Cruzeiro de São Francisco. A apresentação, em forma de cordel, conta a história do nascimento do menino Jesus de forma lúdica, com muitas cores, dança, música e teatro. Às 20h, a Companhia de dança Kika Tocchetto apresentará o primeiro musical natalino feito em Salvador – o Kiketes Show, que mescla dança contemporânea, dança moderna, sapateado e técnicas circenses. Tudo isso acompanhado com um fundo musical natalino, criando um ambiente leve, colorido e especial, que encanta crianças e adultos. O Terno da Estrela, o Terno dos Astros, o Bandão Jurema e os Bonecões Mamulengo passearão pelas ruas do Pelô a partir das 19h.

No domingo (23/12), último dia de celebração antes da comemoração da noite do Natal, o Cruzeiro de São Francisco receberá a terceira apresentação do Coral das Crianças, desta vez com o cantor e compositor Tonho Matéria como convidado. A noite terá também a apresentação do Auto Natalino, da Companhia de Danças e Folguedos e do espetáculo O Boi e o Burro a Caminho de Belém, do Grupo Filó. Pelas ruas do Centro Histórico, a alegria ficará a cargo do Terno do Sol, Terno da Estrela e do grupo Boiada Multicor.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço:Natal da Diversidade no Pelourinho
Quando: de 18 a 23 de dezembro 2012 - 18h
Onde: Ruas do Pelourinho e Cruzeiro de São Francisco - Salvador BA
Quanto: Aberto ao público


Fonte : Secult BA (19/12/12 | 11H12) - dezembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br