carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Entidades garantem Carnaval mesmo com greve de policiais
bastidores da folia


11.02 - 21h02 - GREVE POLÍCIA MILITAR TERMINADA
Depois de doze dias de paralisação os policiais militares e bombeiros colocam um fim na greve na Bahia. A decisão aconteceu em assembleia neste sábado, dia 11 de fevereiro, no Ginásio do Sindicato dos Bancários, em Salvador.

08.02 - CONCLUSÃO
Ainda não há previsão de conlusão das negociações entre o Governo da Bahia e os policiais miltares, sobre a greve parcial desde 31 de janeiro, onde a população de Salvador é vítima de um clima de tensão, além de acontecer às vésperas do Carnaval (16 à 21 de fevereiro).

08.02 - 22h19 - POSIONAMENTO AGÊNCIA BRASIL (Empresa Brasil de Comunicação)
ENTIDADES GARANTEM CARNAVAL MESMO COM A GREVE DOS POLICIAIS
A uma semana da abertura oficial do carnaval da Bahia, e ainda sem perspectiva de fim da greve de policiais militares, empresários, músicos, representantes de blocos e da prefeitura se reuniram hoje (8) e decidiram fazer a festa independentemente da continuidade do movimento grevista. Os representantes que fazem parte do Conselho Municipal do Carnaval tomaram a decisão política de fazer o evento, apesar de admitirem que o impacto da greve já é grande para o carnaval e para para a cidade de Salvador. “É claro que já tem um impacto enorme. Há nove dias os donos de bares e restaurantes não vendem nada. As casas estão vazias. O comércio está praticamente fechado. Todos os anos, nesta época, a cidade já está cheia, os hotéis sempre apresentam overbooking e a gente sabe que não é isso que está acontecendo", disse Fernando Boulhosa, presidente do conselho.
Para Boulhosa, o governo tem que fazer todo esforço para que a festa ocorra sem problemas, porque, segundo ele, é dele a responsabilidade de garantir segurança pública."Agora, não podemos ficar sem fazer o carnaval. Isso seria caminhar para o caos, e quem é que vai pagar a conta disso? Os empresários que sempre investiram na cidade?", indagou. O carnaval de Salvador gera cerca de R$ 1 bilhão em negócios. Antes mesmo da festa começar, os ensaios movimentam a cidade e atraem turistas. Este ano, contratos foram fechados com 550 patrocinadores. As maiores empresas do país e multinacionais estão presentes no evento que leva às ruas cerca de 2 milhões de pessoas. A expectativa de arrecadação da prefeitura é R$ 20 milhões em cotas de patrocínio. Nos três circuitos de rua estão distribuídos 50 camarotes. Além dos trios elétricos com as estrelas do carnaval, há 250 entidades carnavalescas prontas para o desfile.
Boulhosa disse que conversou ontem, dia 07 de fevereiro, com o governador Jaques Wagner, que garantiu a segurança para a festa. "O governador garantiu que haverá segurança no carnaval. A Polícia Militar é importante, mas a cidade não pode parar por causa disso. Diante da garantia do governador, nós adotamos o lema: Vamos Botar o Bloco na Rua", declarou.
O presidente do afoxé Filhos de Gandhy, Aguinaldo Silva, disse que o bloco vai sair às ruas, mas espera que o governador tenha a sensibilidade de resolver a situação até o carnaval. Segundo ele, o bloco contratou 2 mil seguranças que atuarão dentro do cordão de isolamento e que, mesmo assim, cancelou os ensaios desta semana nas ruas do Pelourinho e do Campo Grande. O afoxé publicou, em em sua página na internet, comunicado sobre a falta de segurança. "Devido os transtornos causados pela greve da Polícia Militar, e prezando a sua segurança a Associação Recreativa Carnavalesca Filhos de Gandhy cancela o ensaio geral do bloco". Aguinaldo Silva disse que muitos fornecedores do bloco estão ligando preocupados com a situação. "Me ligam perguntando se devem mesmo entregar as mercadorias, as vestes e adereços. Está todo mundo preocupado", disse. Quem também tem a mesma preocupação é Valdemar José de Souza, conhecido como Guru do Gandhy. "Não deixa de ser preocupante porque tanto o povo baiano quanto os turistas não estarão a vontade para brincar o carnaval", declarou.
Shows de vários artistas foram cancelados no Pelourinho e em outras casas noturnas espalhadas pela cidade. Os espetáculos previstos para esta semana também não estão confirmados. "Só terá show na sexta-feira (10) se acabar a greve", informou um funcionário o espaço do Sesc em Salvador, que fica na área mais nobre do Pelourinho.

07.02 - POSIONAMENTO - SALTUR (Salvador Turismo)
"Até o momento está mantida a programação do carnaval, estamos trabalhand o normalmente diante, inclusive, das declarações do governador Jaques Wagner ontem e do comandante da Polícia Militar hoje. Estamos mantendo a execução do planejamento, a programação oficial foi divulgada hoje no portal do carnaval e todas estruturas para a festa estão sendo montadas dentro do cronograma. Portanto, só teremos outra posição caso tenhamos um comunicado oficial por parte do governo do Estado em relação à greve e à segurança pública", disse o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, sobre o boato que vem sendo propagado nas redes sociais e, inclusive, com um comunicado falso assinado pela Saltur e Secom. O carnaval acontece entre os dias 16 e 21 de fevereiro e tem como tema "O país do Carnaval", em homenagem aos 100 anos de Jorge Amado que completaria este ano.

07.02 - POSIONAMENTO - CENTRAL DO CARNAVAL (Central Vendas Abadás)
Muito se tem ouvido falar a respeito da Greve da Polícia Militar da Bahia. Ao contrário do burburinho que corre nas redes sociais, a hipótese do Carnaval ser adiado em decorrência da greve não existe. Até o momento, o que existe é apenas a esperança e a confiança nas autoridades para que esta situação seja resolvida com a maior brevidade possível, e a paz seja reestabelecida no estado e possamos fazer uma festa ainda mais bonita para comemorar.
Manifestando este desejo de Paz é que hoje foi enviada ao governador Jaques Wagner uma carta em nome das entidades carnavalescas, na certeza de obtermos uma resposta positiva nas ruas.


Ao Exmo. Governador do Estado da Bahia
Senhor Jaques Wagner
EXIXTEM COISAS QUE SÓ SE FAZ POR AMOR
Esta foi a maneira que encontramos para definir a relação que a Polícia Militar da Bahia tem com o Carnaval de Salvador. O trabalho que é executado por aqui nos seis dias de carnaval, não é normal. É um exemplo de proporções mundiais, sobre como conduzir uma multidão, em plena euforia, impulsionada por um som contagiante, numa festa em que quase tudo é permitido, sobreturo ser feliz.
Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo. De um lado estão os artistas baianos, verdadeiros embaixadores da Bahia, que divulgam a nossa cultura mundo afora com paixão. Do outro lado estão aqueles que ajudam a organizar o Carnaval, pensando e vivendo por ele o ano inteiro, Muitos são os parceiros, muitos são os atores: O Estado, a Cidade, os ambulantes, a pipoca, os foliões de uma maneira geral. Não existe cidadão baiano que consiga ficar fora da grande festa. Trabalhando, brincando, opinando ou simplesmente observando tudo sobre o carnaval.
O ator principal desse grande espetáculo ás vezes fica anônimo. A sua função é tão importante que não lhe permite vaidade de reconhecimento. A Polícia Militar consegue fazer uma festa com cerca de 2 milhões de pessoas com o mínimo de ocorrências. Com representividade, altivez, dedicação, treinamento e tática, mas sobreduto com amor.
É por isso que estamos confiantes numa solução imediata para a questão que ameaça toda essa festa. Não podemos esperar para amanhã. O amanã já virou ontem. Pensar no carnaval e em toda essa história jáconstruída é um ato de amor. Esperamos uma solução imediata. Va,os fazer o melhor carnaval de todos os tempos.
A Bahia precisa, o Governo do Estado e a Polícia Militar podem conseguir.

CMC - Conselho Municipal do Carnaval
ABT - Associação dos Blocos de Trio
APA - Associação dos Produtores de Axé
UNISAMBA - União dos blocos de samba
ABC - Associação Baiana dos Camarotes
Federação das Entidades Carnavalescas
ABS - Associação dos Blocos de Salvador
União dos Blocos de Percussão
ABB- Associação dos Blocos da Barra
Forum de Entidades Negras
ABA - Associação dos Blocos Alternativos

Fonte : Central do Carnaval (07.02) + Saltur (07.02)
Agência Brasil in Aécio Amado (08/02/2012 - 22h19)


volta | contato

www.carnaxe.com.br