carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Léo Boy, Agente comunitário é eleito Rei Momo 2012
bastidores da folia
Carnaval de Salvador 2012 - Bahia


Em uma disputa acirrada, Léo Boy, recebeu 238 pontos dos jurados em cerimônia realizada nesta sexta (10), na Praça Municipal Com 238 pontos, Leandro França dos Santos, 29 anos, foi eleito a Rei Momo 2012 e comandará durante os seis dias de folia da maior festa popular do planeta: o Carnaval de Salvador. O agente comunitário – nascido em Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação (a 74 km da capital baiana, no Recôncavo Baiano) e morador do bairro de Fazenda Coutos, em Salvador – ganhou o prêmio de R$ 15 mil e receberá as chaves da cidade das mãos do prefeito João Henrique, na Praça Thomé de Souza, às 18h30, da próxima quinta-feira (16).



DURANTE A ELEIÇÃO
Ocorreu na Praça Municipal, na noite desta sexta-feira (10) –, Léo Boy, que possui 138 quilos e 1,85 metro de altura, recebeu a coroa e o mastro do Rei Momo 2011, Edgar Passos. “Quero agradecer em primeiro lugar meu amigo Geobaldo por este momento. Pessoal, uma moça me parou uma vez no Campo e me perguntou porque eu não me inscrevia no concurso. Sou de Acupe, Santo Amaro da Purificação, meu reinado vai ser de paz e não vai faltar Jorge Amado pelos seus 100 anos que completaria, vai ter muita cultura, como as caretas de Acupe que me acompanharam aqui. O mundo só vai mudar com arte, cultura e educação”, disse emocionado aos seus agora súditos que acompanharam o desfile dos “gordinhos”, acompanhado pela orquestra do Maestro Reginaldo Xangô. De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Claudio Tinoco, a disputa foi acirrada. “Agradecemos a todos os candidatos que se fantasiaram e entraram no espírito carnavalesco. Há 2 anos resgatamos a tradição do Rei Momo gordinho e de representação popular. O Rei Momo 2012 é do povo, legítimo personagem do Carnaval de Salvador”, ressaltou Tinoco se referindo a Léo Boy que escolheu como fantasia o Bobo da Corte de Jorge Amado. Para Fernando Boulhosa, presidente do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar), a realização do concurso do Rei Momo deu o pontapé inicial para a festa momesca. “Já é Carnaval Salvador e tenho certeza que o Rei Momo representará muito bem a alegria do povo baiano”.

10 CANDIDATOS
Seu Barriga, Léo Boy, Rei Momo da Paz, Dilsinho da Bahia, Pedro Balbino, Alan Rangel, Wesley Gabú, Pitico Paiva, Sidney Ramos e Edgar Passos – investiram na criatividade para conquistar o trono da maior festa de rua do mundo. Teve Vadinho de Dona Flor e seus dois maridos, Rei Africano, Rei Brincalhão, Rei Momo de Jorge Amado, Marujo de Mar Morto, Cavalheiro da Alegria, Bobo da Corte de Jorge Amado, Rei Momo tradicional, Rei Momo da Paz e até Tieta. Com irreverência e alguns com torcida organizada, os selecionados para participar da segunda etapa do concurso animaram o público presente na Praça Municipal. Eles passaram pelo crivo de uma comissão julgadora, formada por representantes dos governos municipal e estadual, profissionais da imprensa e pessoas de notoriedade da sociedade baiana. Além de Claudio Tinoco, que presidiu a mesa, participaram do júri, Arany Santana, da Secretaria Estadual de Educação (Secult); Eliana Pedroso, produtora cultural e artística; os vereadores de Salvador Geraldo Júnior, Moisés Rocha, Dr. Pitangueira e Téo Senna; o cantor de arrocha Pablo; os jornalistas Daniela Prata (Rádio Tudo FM) e Juracy dos Anjos (Jornal A Tarde); e Rubinho dos Carnavais – homenageado com o troféu “Archimedes Silva” por sua contribuição ao Carnaval de Salvador.
Aberta ao público, a festa também foi animada pelas bandas Piripak e Mulheradas. O concurso é promovido pela Federação Baiana das Entidades Carnavalescas, com apoio da Prefeitura, através da Saltur, e do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar). Ao todo, 35 pessoas se inscreveram no concurso, mas apenas 12 preencheram os pré-requisitos de ter peso mínimo de 100 quilos, ser brasileiro e morar na Bahia, ter entre 18 e 60 anos e pelo menos 1,60 de altura. “Os 12 concorrentes participaram de uma votação popular através do Portal Oficial do Carnaval (www.carnaval.salvador.ba.gov.br) e apenas nove passaram para esta fase final. Foram computados 28.152 votos e, ao lado do Rei Momo 2011, eles disputaram para encarnar o personagem tradicional da folia momesca deste ano”.
Para comandar os seis dias de folia da maior festa de rua do planeta, o Rei Momo deveria ter simpatia, animação, ritmo e espírito carnavalesco, ser comunicativo, além de se apresentar caracterizado. Segundo o presidente da Federação, Jairo da Mata, Léo Boy – que possui um filho de 8 anos e espera pelo segundo, com três meses de gestação – desfilará para seus súditos no trio elétrico da Alegria no circuito Dodô (Barra/Ondina), com o cantor Netinho. O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 16 e 21 de fevereiro e homenageará os 100 anos de Jorge Amado que completaria este ano.

A última etapa da eleição para o Rei Momo 2012 foi realizada nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, às 18 horas, na praça Municipal (Thomé de Souza), Salvador - Bahia.

BASTIDORES DA FOLIA
- Rei Momo 2012: vencedores da primeira etapa
- Rei Momo, votação pré-candidatos


Fonte : Saltur - 09/02/2012 19:20

volta | contato
www.carnaxe.com.br