carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Encerramento das Homenagens às Mulheres Negras
pelourinho cultural
As comemorações marcaram o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.


A noite de sábado, dia 27 de julho, marcou o encerramento do mês dedicado às mulheres negras no Pelourinho O evento aconteceu no Largo Tereza Batista. No Largo Quincas Berro D’Água, o forró de Saulo Sanfoneiro agitou o público ao som do autêntico ritmo nordestino
Nem a chuva que insistiu em cair na capital baiana na noite de ontem (27/07), afastou o público que foi ao Centro Histórico curtir a agenda de atrações do Projeto Pelourinho Cultural. A noite contou com o encerramento do Projeto Mulher Negra: Símbolo de Superação e Resistência e o forró de Saulo Sanfoneiro. A iniciativa é do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que busca valorizar ações que reforcem a diversidade cultural nos largos e ruas do Centro Histórico.
As comemorações marcaram o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Em 25 de julho de 1992, um grupo composto de mulheres negras de mais de setenta países se reuniu na República Dominicana para discutir e estreitar os laços, criando a data para lembrar das suas lutas e conquistas. No Pelourinho, a programação se estendeu durante todo o mês de julho, através de atividades culturais que tiveram como líderes mulheres. Ontem (27/07), o Largo Tereza Batista recebeu o encerramento deste conjunto de homenagens, com direito a muito samba, MPB, músicas afro e um colorido especial dado pelas vestimentas das vocalistas que comandaram a noite. Enquanto os shows aconteciam no palco, um telão exibia imagens de mulheres negras e contava a história do surgimento desta data.
Apresentando o show NegrAtitude: Igualdade e Resistência, a cantora Graça Onasilê subiu ao palco prestando reverência às Iabás (orixás femininas, principalmente aquelas que foram realmente rainhas em passagens pela terra). Com uma voz marcante e exaltando a participação das mulheres negras na sociedade, Graça cantou músicas como “Alegria na Cidade” e “Me Abraça e Me Beija”. Quem também esteve no comando da festa foi Cida Black e a banda Batuque Black, que levou o suingue afro de Camaçari para o Centro Histórico. “Quero agradecer a presença de todos aqui hoje e dizer que este encerramento é muito especial para nós mulheres negras e vamos fazer uma noite de muita alegria”, resumiu a cantora. Completaram a grade de atrações da noite as cantoras Alice de Sumaiá, Iracema (vocalista do Ilê Aiyê) e Luana Lima (banda Samba de Maria).
Quem esteve presente ao evento foi a coordenadora do Projeto Mulheres que Cantam e Encantam, a publicitária Jussara Santana. O projeto que ela coordena também acontece no Centro Histórico e tem como proposta a valorização das mulheres negras. “Estou aqui hoje como espectadora e vendo as mulheres na frente do palco é sempre muito lindo. Meu desejo é perceber como ações como essa de hoje estão ganhando espaço. Quero que as mulheres se sintam valorizadas com aqueles que representam a nossa cultura. Essa é a nossa luta e precisamos fortalecer essa auto-estima de nossas companheiras negras”, afirmou.
No Largo Quincas Berro D’Água, o clima era de festa do interior. Saulo Sanfoneiro, acompanhando de um zabumbeiro, um triangulista e um baixista mostrou o melhor do repertório junino, com homenagens a Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros. Canções como “Olha pro Céu” e “Dançador Ruim” fizeram com que turistas estrangeiros e brasileiros e baianos caíssem no ritmo nordestino, sem se preocupar com a chuva.

Fonte : Pelourinho Cultural (30/07/12 - 12:55h) - julho 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br