carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Lançamentos e autógrafos fazem parte da Feira de Livros “Ao Pé do Caboclo”
bastidores da folia


A Feira Mensal de Livros do Campo Grande, neste mês integra o projeto Ao Pé do Caboclo, e ganha três dias de programação que se encerra nesta quinta-feira (5). Além da comercialização de obras, lançamentos, performance poética, sessão de autógrafos, o público também conferiu até show musical, com o grupo Chita Fina, logo no primeiro dia de evento.

Entre os lançamentos: o livreto “Florilégio do Dois de Julho”, poemas de Castro Alves, com ilustração de Naara, e que tem distribuição gratuita durante a Feira. Ela também assina as ilustrações da edição separata do conto “A guerreira da Lapinha”, de Elieser César, publicado originalmente no livro “As baianas”, (Casarão do Verbo, 2012), lançada em fevereiro último e que agora ganha edição solo, em formato de bolso.

Para o escritor e jornalista Elieser César, o 2 de Julho tem uma simbologia especial “e emprestar A Guerreira da Lapinha para essa edição de bolso especial é muito bom”, reforça César. Já a Naara, ilustradora do livro, conta que foi muito bom fazer as ilustrações do livro. “O conto é muito visual e se passa em locais de referência do desfile ao 2 de Julho, e às figuras da cidade”, explica Naara. Em outros trabalhos Naara também ilustrou o livreto, “Pesadelo”, lançado no dia da Poesia – em 14 março de 2012 e o livreto “Florilégio do Dois de Julho”, laçado especialmente para este 2 de Julho.

A iniciativa do projeto Ao Pé do Caboclo é da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, com o apoio da Fundação Gregório de Matos, como parte das comemorações da Independência do Brasil na Bahia. O livreto “A Guerreira da Lapinha”, tem co-edição da Casarão do Verbo. A história resgata a simbologia e importância da maior festa cívica da Bahia, através da personagem Quitéria, uma negra pobre e maltratada pela vida, xará da heroína histórica.

Pirajá – Ao final do dia da quinta-feira, 05 de julho, quando os caboclos retornam ao bairro de Pirajá, será o cenário para o encerramento das atividades comemorativas à Independência da Bahia junto com a Feira Mensal de Livros, que também encerra suas atividades no projeto Ao Pé do Caboclo, retornando no 1º domingo de agosto, dia 5.
Na ocasião, a Biblioteca Móvel estacionará na Praça General Labatut e oferecerá à comunidade performances artísticas, atividades literárias e participação no cortejo cívico pelas ruas do bairro. Pirajá é considerado um dos pontos relevantes da luta travada em Salvador pela Independência do Brasil e marcará o encerramento da Rota da Independência iniciada em 25 de junho, na cidade de Cachoeira.

Fonte : Cultura BA (04/07/12 | 15H07) - julho 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br