carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Esperando o Caboclo’ agitará o Pelourinho neste 2 de julho
bastidores da folia
O evento cívico-cultural contará com intervenções artísticas na passagem do Cortejo, além de Márcia Short, Didá, Gal do Beco e É o Tchan, que estarão entre as atrações


Dois de julho, data em que se comemora a Independência da Bahia, é sempre marcada por grandes atos civis e festejos por todo o Estado. Para celebrar a data mais importante do calendário baiano, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com a Fundação Pedro Calmon (FPC), promoverá o evento “Esperando o Caboclo”, com uma série de apresentações nos largos do Pelourinho e durante o cortejo, a fim de reviver uma tradição antiga de “esperar o Caboclo” e saudar sua passagem.
Às 8h, no Largo do Pelô, música e poesia darão o tom das celebrações. Clarins entoados nas janelas do CCPI abrirão os trabalhos para que a banda Transcendental, seguida por Márcia Short e pelos Poetas da Independência, deem início à festa. Logo depois, a banda Didá destilará toda a sua musicalidade percussiva enquanto a banda Tambores e Cores sairá do Taboão em direção ao largo, encontrando com os Meninos da Rocinha em frente à Igreja do Rosário dos Pretos e com o Mestre Jackson com toda a sua regência, representando essa miscelânea musical tão emblemática do Pelourinho. A intenção é que a programação desenvolvida no Centro Histórico não seja apenas folclórica, mas, sobretudo, cívico-cultural. Dessa forma, o CCPI pretende realizar uma verdadeira saudação ao 2 de Julho, uma vez que o Pelourinho constitui-se como um palco-chave para muitos baianos e turistas que desejam acompanhar parte das comemorações da festa, especialmente o cortejo do Caboclo e da Cabocla. “Será um grande prazer cantar em comemoração à Independência da Bahia com a Transcendental, no Pelourinho, celeiro cultural da Bahia. A data por si só já é um grande marco, mas também representa um momento muito bom, onde temos a oportunidade do corpo-a-corpo com os nossos governantes”, disse Márcia Short.
À tarde, a festa ficará concentrada nos demais largos, onde os festejos serão esticados até a noite. O projeto ‘Seja você um sambista solidário’ terá mais uma edição e contará com as apresentações de Gal do Beco e Catadinho do Samba, a partir das 15h, no largo Pedro Archanjo. No mesmo horário, só que no largo Tereza Batista, a banda É o Tchan, liderada por Beto Jamaica e Compadre Washington realizará a festa do bloco Pagode Total, que terá como participações especiais, além de Magary Lord, artista revelação do carnaval 2012, a banda Katulé. No largo Quincas Berro D’Água, quem faz a festa é a banda Negros Fé, encerrando os festejos da independência da Bahia no Pelourinho.
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

O quê: Esperando o Caboclo - Festa da Independência da Bahia
Quando : 02/07 (SEGUNDA-FEIRA) - 8h
Onde : Largo do Pelourinho
Quem : Banda Transcendental, Márcia Short, Poetas da Independencia, Didá, Tambores e Cores, Meninos da Rocinha, Meninos do Pelô, Mestre Jackson, Pacote
Quanto :Gratuito

O quê: ‘Seja um Sambista Solidário’
Quando : 02/07 (SEGUNDA-FEIRA) - 15h
Onde : Largo Quincas Berro D’Água
Quem : Gal do Beco e Catadinho do Samba
Quanto :01 pacote de leite em pó

O quê: Pagode Total Quando 02/07 (SEGUNDA-FEIRA) - 15h
Onde : Largo Tereza Batista
Quem : É o Tchan, Magary Lord, Banda Katulé
Quanto :R$15

O quê: Negros de Fé Quando 02/07 (SEGUNDA-FEIRA) - 15h
Onde : Largo Quincas Berro D’Água
Quem : banda Negros de Fé
Quanto :Gratuito

Fonte : Cultura BA (29/06/12 | 16H06)- julho 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br