carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Guitarra Baiana é o tema do Carnaval 2013
tema carnavalesco
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia



O Carnaval de Salvador 2013 vai homenagear um instrumento característico da folia na cidade: a Guitarra Baiana. O tema foi escolhido por unanimidade na tarde desta segunda-feira (11), durante a reunião do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar), realizada na sede da Empresa Salvador Turismo (Saltur), no Dique do Tororó. A festa acontece entre os dias 7 e 12 de fevereiro de 2013.
O tema promete ser um resgate histórico da maior festa popular do mundo, de acordo com o presidente da Saltur, Jonga Cunha. "A guitarra baiana tem interatividade com o público, principalmente por aqueles que conhecem a história do carnaval de Salvador", defendeu Cunha, que propôs o tema.
A opinião foi compartilhada pelo instrumentista Armandinho Macedo, também presente à reunião. "Em breve, apresentarei um CD com o mesmo título da festa, como um presente para os baianos", revelou o cantor. "É uma homenagem justa para a história da cidade, da festa, do Carnaval de Salvador", completou. Para o presidente do ComCar, Pedro Costa, Salvador é um berço de ideias para homenagens. "Salvador é fértil para temas do Carnaval, e a escolha deste demonstra o apoio do Conselho em homenagear a cidade", finalizou.

HISTÓRIA
Em apresentação na cidade de Salvador em 1942, o violonista clássico Benedito Chaves (RJ) mostrou pela primeira vez ao público local um "violão eletrizado". Dodô e Osmar, ávidos em conhecer tal instrumento, foram assistir ao show no Cine Guarani e ficaram extremamente entusiasmados. Embora fosse um violão comum, importado e com um captador inserido à sua boca, o instrumento era muito primitivo e possuía microfonia.
Dodô, porém, incansável na busca da superação deste problema, construiu em poucos dias um violão igualzinho ao de Benedito Chaves para ele e um cavaquinho para Osmar. Apesar da microfonia persistir, os dois uniram-se mais uma vez para formar a "Dupla Elétrica" e começaram a se apresentar em diversos lugares.
Num determinado dia, Dodô resolveu esticar uma corda de violão sobre a sua bancada de trabalho e prendê-la nas extremidades. Sob a corda, colocou um microfone preso à bancada. Quando a dupla ligou o microfone, algo inacreditável aconteceu - um som limpo, que parecia até o de um sino. Estava, então, descoberto o princípio e logo foi possível perceber que o "cêpo maciço" evitava o fenômeno da microfonia. Assim, com o nome de "pau elétrico", nasceu a guitarra baiana.

CARNAVAL DE SALVADOR 2013
programação completa
confira aqui

Fonte : Secom BA (11/06/2012 19:02) - junho 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br