carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Álbum de De Pés no Chão de Marcia Castro será lançado no TCA
bastidores da folia


Quatro anos após a estréia de seu primeiro CD Pecadinho, Marcia Castro lança novo álbum chamado De Pés no Chão que reforça sua personalidade marcada pela força de sua voz e a elegância e sagacidade de repertório.
A nova obra, que conta com apoio do Programa Natura Musical, é fruto de grande pesquisa realizada pela cantora baianano cancioneiro nacional, procurando músicas que tivessem uma leitura contemporânea. Dessa garimpagem, várias pérolas surgiram, como a interpretação de “Catedral do Inferno” de Carlota e Herminio Bello , “Você Gosta”de Tom Zé e Hermes de Aquino, “Crazy Pop Rock” de Gilberto Gil e Jorge Mautner ou ainda a faixa-título de Rita Lee.
Marcia reverencia os Novos Baianos em dois momentos: com a música “29 Beijos” (Moraes/Galvão), que é uma faixa de fase roqueira do grupo em 1971 recriado por ela num híbrido de samba e tango em dueto com Helio Flanders (Vanguart) e em o megaclássico “Preta Pretinha” atravessado por espirais de trumpete da mesma dupla autoral e já incrustado no disco da virada do grupo, “Acabou Chorare” (1972). Ele vem associado ao samba duro “Gererê” do grupo Terra Samba.
Em De Pés no Chão também há autores contemporâneos. Marcia fez uma versão para “História de Fogo” de Otto e canta a inédita “Lougradouro” de Kleber Albuquerque. O CD é uma produção da cantora em parceria com os músicos Guilherme Kastrup e Rovilson Pascoal e tem distribuição da produtora Deck.

O show de lançamento do CD será dia 16 de março, em Salvador, no Teatro Castro Alves, às 21horas. O público poderá assistir as performances ao vivo da cantora que dessa vez é dirigida por Gero Camilo. “De Pés no Chão, “Picadinho” e outras surpresas fazem parte do repertório. A banda que a acompanha é a mesma do disco: Rovilson Pascoal (direção musical/guitarra), Guilherme Kastrup (bateria), Magno Vito (baixo), Ricardo Prado(teclado/acordeom) e Sidmar Vieira (trompete).

Marcia Castro apresenta diferentes gêneros musicais, sempre imprimindo sua identidade. Graduada na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, iniciou-se na música aos 16 anos. Em São Paulo, para onde se mudou em 2008, assimilou com maior intensidade o caráter cosmopolita. Desde então, fez residência artística no Timor Leste, uma turnê na Turquia e criou o projeto “Pipoca Moderna”, no qual promove um intercâmbio artístico com cantoras de diferentes Estados brasileiros (Maryana Aydar e Ana Cañas/SP, Rita Ribeiro/MA, Cláudia Cunha/PA e as conterrâneas Mariella Santiago, Marcela Bellas e Manuela Rodrigues) e até mesmo do exterior (caso da cabo-verdiana Mayra Andrade).

Desde 2007, com o lançamento do primeiro álbum, Marcia foi indicada ao Prêmio TIM/2008 como “Melhor cantora de pop-rock” (ao lado de Fernanda Takai e Vanessa da Mata), fez apresentação no Montreux Jazz Festival (Suíça) e acompanhou a argentina Mercedes Sosa em sua última turnê com shows no Brasil, Alemanha, Itália e Israel. Uma de suas canções fez parte da trilha sonora da novela da Rede Globo Ciranda de Pedra. A cantora ainda realizou gravações e participações em projetos junto a ícones da música brasileira, como Tom Zé, Moraes Moreira, Luiz Melodia e Jards Macalé.

Fonte : Secretaria de Cultura do Estado da Bahia 13/03/12 | 10H03

volta | contato

www.carnaxe.com.br