carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Bahia comemora 165 anos de nascimento de Castro Alves
bastidores da folia


Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/Ba) promove, no dia nacional da poesia, programação cultural em homenagem ao poeta Castro Alves
Em 14 de março, o Dia da Poesia é comemorado em todo o país. Mas, Cabaceiras do Paraguaçu, município do recôncavo baiano situado a 170 quilômetros de Salvador, tem um motivo a mais para celebrar a data. Afinal, lá nasceu Castro Alves, o poeta de ideais abolicionistas e autor de obras como Espumas Flutuantes, Vozes D’África e O Navio Negreiro. Para marcar os 165 anos do nascimento do trovador baiano, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), preparou uma programação especial que inclui concurso de declamação de poesias, apresentações musicais e feira cultural.

IX Cortejo Poético-Performático Dia Nacional da Poesia
No dia 14 de março, será realizado o IX Cortejo Poético-Performático, celebrando o Dia Nacional da Poesia, que é comemorado na data de aniversário de nascimento do poeta Castro Alves. O cortejo sai às 9 horas da Praça da Piedade, indo pela Avenida Sete de Setembro até a Praça Castro Alves. Lá chegando, um coro de 100 vozes, formado por poetas, cordelistas, atrizes e estudantes de escolas públicas, recitará fragmentos dos poemas “O Livro e a América” e “O Navio Negreiro”, ambos de Castro Alves.
Às 10 horas, será entoado o tradicional “Parabéns pra Você”, com o poeta Marcos Peralta caracterizado de Castro Alves, que cortará e distribuirá pedaços de um bolo de 165 centímetros, em referência ao fato de que o poeta completaria 165 anos. Mas não apenas Castro Alves é homenageado: vários outros poetas serão lembrados, como Camillo de Jesus Lima (1912-1985), este completando centenário de nascimento.
Depois, ainda haverá uma grande Roda de Poesia, com participação de grupos como o ArtPoesia, o Importuno Poético e o Choque Cultural, além de colégios da rede pública de ensino. O Cortejo, promovido pelo Coletivo Poesia Além das Sete Praças, Biblioteca Comunitária Castro Alves, Biblioteca Betty Coelho e Biblioteca Prometeu Itinerante – esta última também idealizadora do evento –, tem coordenação geral do poeta Douglas de Almeida.

Fonte : Secretaria de Cultura do Estado da Bahia 12/03/12 | 12H03 e 11H03

volta | contato

www.carnaxe.com.br