carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Debates, música, teatro e dança fecham programação do I Encontro das Culturas Negras em Salvador
pelourinho cultural
O som dos tambores e a beleza dos movimentos precisos do Ilê Aiyê se unirão ao samba reggae e as letras que retratam a luta e a história das culturas africanas e brasileira do Olodum em um único show.



Finalizando a etapa Salvador do I Encontro das Culturas Negras, o sábado na capital contará com a realização de plenárias, nas quais serão discutidas e avaliadas propostas para o estudo das culturas negras em redes e as já existentes redes de intercâmbio e cooperação das culturas, no Auditório da Faculdade de Medicina – Pelourinho. Durante a noite, novamente, uma série de atividades artístico-culturais embelezam as ruas e largos do Pelourinho, em especial o encontro do Ilê Aiyê e do Olodum em um único palco. Na segunda-feira (12), a programação do evento será realizada na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano.

A partir das 9h será montada a mesa para a primeira plenária, “Encontro de Estudos das Culturas Negras”. A discussão sobre a criação de uma rede de estudos das culturas negras a partir da articulação entre os diversos grupos de estudos já existentes no país e no exterior será motivada pela professora e pesquisadora de teorias de cultura e poder, assim como manifestações cultuais ligadas a identidades culturais, raciais e de gênero no Brasil contemporâneo (UFRJ), Liv Sovik, pela doutora em Ciências Sociais e pesquisadora de População Afrobrasileiras; Gênero-Raça; Mulheres Negras, Trabalho Feminino; Feminismo Negro; Sociologia do Negro no Brasil, Ana Cláudia Lemos Pacheco, pelo antropólogo, ator, escritor e professor na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Antônio Godi, pela pesquisadora da história, cultura, memória, educação, territorialidade, identidade e gênero e professora na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Cecília Conceição Moreira Soares, pela professora na Universidade Federal da Bahia (CEAO/UFBA), Jamile Borges da Silva e pelo doutor em Ciências Sociais e professor no Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos e Antropologia no Centro de Estudos Afro-Orientais (UFBA),Jefferson Bacelar.

Na segunda plenária, a partir das 14h, “Redes de Intercâmbio e Cooperação das Culturas”, a discussão versará em torno de uma avaliação do estado da arte de redes de intercâmbio e cooperação das culturas negras e a articulação das mesmas de maneira a favorecer a interação sistemática entre seus membros. Pretende-se também a criação de uma plataforma de intercâmbio e cooperação regional, nacional e internacional. Participam deste momento a doutoranda do Programa de Pós Graduação em meios e processos do Audiovisual da escola de Comunicação e Artes da USP e membro da Conexão ZAT,Jaqueline Vasconcelos, o ator, diretor teatral, ativista e diretor da Companhia de teatro Abdias Nascimento (CAN), Ângelo Flávio, os representantes da Hipermedula.Org – Plataforma Iberoamericana de arte, cultura, novas tecnologias, ensaio e pensamento – ,Eduardo Krumpholz e Indira Montoya, representantes da Fundação Imagem em Movimento (Colômbia), Soraya Vargas e Dixon Quitian e o presidente da Casa da Cultura Afro-Uruguaia e ministro da Cultura do Uruguai, Edgardo Oetuño.

Ilê, Olodum e muito mais

À noite, a partir das 19h, o som dos tambores e a beleza dos movimentos precisos do Ilê Aiyê se unirão ao samba reggae e as letras que retratam a luta e a história das culturas africanas e brasileira do Olodum em um único show, no Terreiro de Jesus – Pelourinho. No mesmo horário, acontece nas ruas do Pelourinho apresentações itinerantes do grupo Zambiapunga (Nilo Peçanha) e do Cortejo Cênico, da Escola de Dança da FUNCEB. No Largo Tereza Batista, a programação fica por conta do Shurwayne Winchester (Trindad and Tobago) e Berimbown (Minas gerais). O Largo Quincas Berro D’Água contará com a apresentação do conjunto Afromusicalidade – com Wilson Carvalho, Matilde, Bié Nô e Carla Lis –, além de Dionorina (Feira de Santana). Já no Largo Pedro Archanjo, também a partir das 19h, estão previstas apresentações d a Orquestra Afrosinfônica, do espetáculo teatral PAN-AFRI-CAN-ISMO, dentre outras apresentações de dança.


Fonte : Secult BA (09/11/12 | 15H11) - novembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br