carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Rei Momo 2013: inscrições seguem até 7 de dezembro
bastidores da folia


Interessados devem solicitar ficha de inscrição por email e entregar documentação na Federação das Entidades Carnavalescas Carnavalescos, no Centro Ainda dá tempo para os interessados em se tornar o Rei Momo 2013 e comandar os seis dias de folia da maior festa de rua do planeta, que no próximo acontece entre os dias 7 e 12 de fevereiro e fará uma homenagem à guitarra baiana. Iniciadas nesta quarta-feira (7), as inscrições para o concurso oficial – que é promovido pela Federação Baiana das Entidades Carnavalescas, com apoio da Prefeitura de Salvador e do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar) – seguem até o próximo dia 7 de dezembro.

Aquele que deseja encarnar esse personagem tradicional da folia momesca em 2013 precisa, além de alegria, ter peso mínimo de 100 quilos, ser brasileiro, morar em Salvador, ter idade entre 18 e 60 anos e pelo menos 1,60 de altura. Os interessados também devem ter Ensino Fundamental completo e conhecer as histórias de Salvador e da maior festa popular do planeta Segundo o presidente da Federação, Jairo da Mata, os candidatos deverão solicitar a ficha de inscrição através do e-mail reimomo2013@gmail.com e entregar os documentos necessários na sede da Federação, no Centro (Rua Chile, n°1, Edifício Martins Catharino, sala 1303), como cópias da carteira de identidade, do CPF e de comprovante de residência. “Eles também deverão levar uma foto de corpo inteiro e outra de rosto fantasiado de Rei Momo, além de um vídeo explicando a razão de ser escolhido para reinar a festa momesca e dois quilos de alimento não perecível”.

Ao todo, nove candidatos serão selecionados para irem à votação popular pela Internet por uma comissão julgadora – formada por representantes dos governos municipal e estadual, profissionais da imprensa e pessoas de notoriedade da sociedade baiana. Através do site oficial do Carnaval (www.carnaval.salvador.ba.gov.br), o público poderá votar, entre 10 de dezembro e 11 de janeiro, naquele que achar quem melhor representa a Cidade do Carnaval. Os nove selecionados e o Rei Momo 2012, Leandro França dos Santos – que também concorre ao cargo automaticamente – serão apresentados à imprensa no dia 11 de janeiro, na sede da Saltur, no Dique do Tororó. “Já a final acontecerá no dia 25 de janeiro, a partir das 18 horas, em local ainda a ser definido”, completa Jairo, ressaltando que o vencedor do concurso receberá o prêmio de R$ 15 mil e as chaves da cidade das mãos do prefeito ACM Neto na quinta-feira (7 de fevereiro) em local ainda a ser definido pelo ComCar.

REI MOMO ANTERIORES
Nos últimos anos, o Rei Momo foi escolhido entre celebridades ou ícones da cultura local, mas desde o ano passado, o Momo gordinho voltou a reinar. Neste ano, o eleito para comandar o Carnaval de Salvador foi o agente comunitário Leandro França dos Santos, 29 anos, com 238 pontos e fantasia de Bobo da Corte de Jorge Amado. Nascido em Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação (a 74 km da capital baiana, no Recôncavo Baiano) e morador do bairro de Fazenda Coutos, em Salvador – Léo Boy (como é mais conhecido) ganhou o prêmio de R$ 15 mil e recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito João Henrique, na Praça Thomé de Souza, na tarde da quinta-feira de Carnaval.
A pré-seleção do Rei Momo 2012 também ocorreu no site oficial do Canaval de Salvador, editado pela Saltur. Foram inscritos no site 35 candidatos, mas apenas 12 preencheram os pré-requisitos e passaram pela votação popular. Ao lado do Rei Momo 2011 Edgar Passos, 47 anos e 108 kg, os nove mais votados – Seu Barriga, Rei Momo da Paz, Dilsinho da Bahia, Pedro Balbino, Alan Rangel, Wesley Gabú, Pitico Paiva, Sidney Ramos e Edgar Passos – se apresentaram perante o júri. Foram computados 28.152 votos.


Fonte : Secult BA - novembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br