carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


I Encontro das Culturas Negras
pelourinho cultural
Evento será realizado entre os dias 08 e 12 de novembro em Salvador e Santo Amaro da Purificação


As cidades de Salvador e Santo Amaro da Purificação sediarão, entre os dias 8 a 12 de novembro, o I Encontro das Culturas Negras, evento que busca fomentar o intercâmbio e o diálogo entre as culturas negras nacionais e internacionais. Proposto pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, o encontro se integra ao Novembro Negro, evento que já acontece anualmente no estado no mês da consciência negra através de iniciativa do Governo da Bahia. Durante esses cinco dias, além da realização de plenárias com personalidades do movimento negro nacional e internacional, atrações artísticas integrarão o calendário cultural do evento todas as noites.

Na quinta-feira (08) noite de abertura do evento, será realizada no Forte Santo Antônio, ou melhor, no Forte da Capoeira, uma grande apresentação da arte que deu nome ao espaço, com professores e alunos dos grupos culturais Roda dos Mestres (BA) e Sinfonia de Arame (SP). A parte musical do dia ficará por conta das orquestras Berimbaus, sob a regência do mestre Nei Sacramento, e Pandeiros de Itapuã, de Tamima Brasil.

No dia 09 de novembro, sexta-feira, as ruas do Pelourinho serão palco do grande Encontro dos Tambores. Percussionistas de bandas afro como Ilê Ayiê, Timbalada, Malê de Balê, Muzenza, Cortejo Afro, Bankoma, Didá, Os Negões, Okambí, se juntarão aos músicos do afoxé Filhos de Gandhy para levar baianos e turistas pelas vielas do Centro Histórico em um belo arrastão musical. Ainda nas ruas do Pelô, a paraibana Maracatu de Aruenda da Saudade fará o seu desfile. No Largo Pedro Archanjo, será a vez da Orkestra Rumpilezz, uma das filarmônicas mais premiadas do Brasil, subir ao palco. No mesmo largo, a banda amapaense Raízes do Bolão e apresentações de dança completam a noite.
Também na sexta, só que no Largo Tereza Batista, haverá show da uruguaia La Melaza (Uruguai) e Dão e a Caravana Black darão o tom da baianidade no local. O cantor José Miguel (AP) encerra a grade de atrações musicais do dia com sua apresentação no Largo Quincas Berro D’Água.

O Encontro de Afromusicalidade promete movimentar o Largo Quincas Berro D’Água na noite de sábado (10). No palco, a reunião das vozes de Wilson Carvalho, Matilde, Bié Nô e Carla Lis promoverão essa apresentação inédita e exclusiva para o evento. No Largo Pedro Archanjo, o grupo Gênese e Mestre King apresentarão espetáculos de dança.
Ainda no sábado, o grupo mineiro Berimbrown será a atração do Largo Tereza Batista. Nas ruas do Centro Histórico quem tomará o espaço será o cortejo da Fundação Cultural da Bahia – FUNCEB e o grupo Zambiapunga. No Terreiro de Jesus, haverá show do mais belo dos belos, Ilê Aiyê, e do Olodum. No mesmo dia, será vez do teatro ocupar o palco do Largo Pedro Archanjo. Sob a direção do ator Ângelo Flávio, o Largo receberá o espetáculo PAN-AFRI-CAN-ISMO, criado especialmente para o Encontro das Culturas Negras e que aborda as principais ideias suscitadas por alguns líderes do movimento panafricanista como Abdias do Nascimento e Marcos Garvey. No mesmo espaço, o grupo Tô na Cena apresentará dez solos de dança.

SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO
A cidade de Dona Canô receberá as atrações musicais do I Encontro de Culturas Negras na segunda-feira (12), quando grupo Cortejo Afro e o Samba de Dona Nicinha encerrarão a festa.

SERVIÇO : 08 a 12 de novembro 2012
ONDE : Salvador/BA e Santo Amaro da Purificação/BA
QUANTO : Gratuito


Fonte : Centro de Culturas Populares e Identitárias - novembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br