carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Coletânea reúne o que há de melhor no cenário musical baiano
música e diversidade
O Bahia Music Export 3 será distribuído na Womex 2012


O Bahia Music Export 3 será distribuído na Womex 2012 e pretende apresentar para o mundo a música baiana nas suas mais diversas formas de expressão Lucas Santtana, BaianaSystem, Tiganá, Samba Chula de São Braz, entre outros músicos baianos participam da coletânea Bahia Music Export 3. O CD é uma produção da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), através da Fundação Cultural do Estado (Funceb), e será distribuído entre os dias 17 e 21 de novembro na 18ª edição da World Music Expo (Womex ), em Thessaloniki – Grecia. “ Participar de um momento como este significa estar atento à diversidade cultural da Bahia, além de contribuir para o reconhecimento e inserção no mercado internacional da música produzida aqui” afirma Monique Badaró, assessora de relações internacionais da Secult/BA.
Através do Bahia Music Export – Programa de Apoio à Promoção Internacional da música da Bahia – o público da feira (empresários e produtores musicais) poderá conferir o trabalho de grupos e artistas dos mais diferentes estilos e gêneros musicais em destaque no cenário baiano atualmente. A participação do Estado no evento se dá através de estande organizado pela Secult/BA, em parceria com a BM&A (Brasil, Música e Arte), divulgando a música local. Na ocasião será distribuído o CD Bahia Music Export Volume 3, coletânea que reúne 17 faixas, com curadoria da jornalista, crítica de música, representante da BM&A no Reino Unido, Jody Gillett. . ” A Womex representa uma esfera de conhecimento e reconhecimento do trabalho de produtores e artistas. A presença numa coletânea desse tipo abre possibilidade de novos negócios, além de sedimentar ações e dar continuidade a um processo, um trabalho já iniciado”, afirma Uzeda, empresário sócio da Plataforma de Lançamento e produtor do cantor Dão e do grupo Samba Chula de São Brás, artista que também tiveram suas canções selecionadas para o BME 3.
Cássio Nobre, coordenador de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) explica que a feira itinerante Womex leva todos o anos para a Europa o que há de mais original e inovador no cenário musical de todo o mundo. “A sua importância para a música é comparada a do Festival de Cannes para o cinema”, comenta. A Womex caracteriza-se como um feira de negócios e oportunidades destinada ao mercado da indústria da música internacional, cantores, compositores, músicos, distribuidores e produtores musicais dos quatro cantos do mundo.

BAHIA MUSIC EXPORT
O Bahia Music Export faz parte de uma proposta maior da Secult/BA denominada Programa de Mobilidade Artística e Cultural, que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e a inserção nacional e internacional do setor cultural da Bahia, não só na música, mas no teatro, cinema, literatura e outras diversas manifestações artístico-culturais. Para tanto, realiza ações como chamadas públicas e editais anuais. além de ações de promoção comercial, de fortalecimento da cadeia produtiva, de capacitação e pesquisa, e de promoção da mobilidade artística e cultural, como a participação de artistas em festivais e realização de turnês .
Somente este ano o governo reservou R$ 500 mil para a realização de novos projetos. Em julho deste ano também aconteceu o Encounters, que apresenta o trabalho de artistas e produtores musicais locais para compradores de música e jornalistas do exterior, dando aos mesmos a oportunidade de iniciar um plano de carreira internacional

Fonte : Secut BA (05/10/12 | 11H10) - outubro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br