carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Noites de Samba no Espaço Cultura da Barroquinha
viva gafieira


Entre outubro e janeiro, o Espaço Cultural da Barroquinha vai se transformar em um grande salão para a elegância da gafieira. Inspirada nos antigos bailes de salão do Rio de Janeiro, a Viva Agência de Ideias realiza o Projeto Viva Gafieira, com início neste sábado (6). A ideia é criar um ambiente aconchegante para dançar a dois, encontrar amigos e desfrutar da releitura de clássicos do samba brasileiro com uma forte identidade local, além de standards da música de salão. A seleção de canções será interpretada pela banda Samba à Baiana, formada especialmente para o projeto. A programação inclui ainda convidados locais e dançarinos que, além de se apresentarem, vão interagir com o público. Viva Gafieira acontece sempre das 18h30 às 22h.

No repertório dançante, releituras de grandes sucessos de compositores baianos como Batatinha, Ederaldo Gentil, Geraldo Pereira, Riachão, Gordurinha, Assis Valente, Dorival Caymmi e Antonio Carlos e Jocafi. Mas não só, como explica o músico Paulo Mutti (Jam no MAM, Grupo Garagem), responsável por arranjos e direção musical da banda: "Entram compositores como Ary Barroso com músicas como ‘No Tabuleiro da Baiana' e aqueles de outras escolas musicais como os jazzistas Dizzy Gillespie e John Coltrane. O diferencial está na composição dos arranjos, quando o arranjo mescla jazz com samba ou música latina com pop", explica. A banda é formada por dez artistas da nova geração de músicos baianos. Todos criados na tradição do samba e que já se apresentaram com nomes como Zeca Pagodinho, Edil Pacheco, Dudu Nobre, Nelson Rufino e Jorge Aragão. Nos vocais, Gil Ferreira, compositor e cantor profissional, líder do grupo Samba Clube, e Mylane Mutti, professora de canto popular dos cursos noturnos da UFBa. Fábio Gonçalves (baixo), Sergio Müller (cavaquinho), Diego Rosa (trombone), Matheus Aleluia Rodrigues (trompete), Jarbes Pinheiro (piano), Dito Gomes (bateria), Rafael Santana (percussão) e Paulo Mutti (guitarra) compõem o grupo.

AMBIENTAÇÃO
A ideia de atualizar a tradição se espalha também pelo ambiente. Segundo a produtora e diretora artística do projeto, Paula Hazin, "queremos ser simples, mas cuidadosos e surpreendentes. Para tanto, estamos dando um cuidado especial à ambiência do show, com cenário e design de luz que remetem ao clima de salão, sem tentar sofisticá-lo, mas respeitando sua essência", diz.
Candelabros e uma grande cortina drapeada, concebidos pelos cenógrafos Beto Dantas e Manolo Araújo, são os grandes elementos de referência. "A ideia é construir um ambiente que remeta ao salão tradicional, mas interagindo com a arquitetura do local", explica Manolo. Para Ulli Vianna, responsável pela iluminação, o desafio é "esquentar e desenhar as formas, de maneira a valorizar a cor no palco e tornar agradável a atmosfera do salão", explica. O Viva Gafieira foi concebido para ser, "um lugar para encontros, para dançar, ouvir música, comer bem. Há dois anos o Viva acalenta esse projeto, então estamos focando muito no serviço, na cerveja gelada, no petisco bem feito", esclarece Paula.
Na estreia, o pesquisador e especialista em dança de salão, Warney Júnior, vai apresentar ao público alguns passos básicos do samba de gafieira. "Isso ajuda a quebrar o gelo entre as pessoas e dá mais segurança para quem não tem muita intimidade com o ritmo", acredita. Durante todos os bailes, Warney e outros dançarinos farão apresentações junto à plateia. A cada sábado, um artista (cantor, músico, ator ou dançarino), será convidado para fazer participação especial durante o show.

SERVIÇO : dias 12, 19 e 26 de janeiro 2013 - 18h30
dias 08 e 15 de dezembro 2012
dias 03, 17 e 24 de novembro 2012
06, 13, 20 e 27 de outubro 2012

ONDE : Espaço Cultural da Barroquinha - Salvador BA
QUANTO : R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)


Fonte : SECOM (03/10/2012 12h08) - outubro 2012 à janeiro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br