carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Lavage de La Madeleine 2012
11ª edição carnaval fora de época de Paris - França


Publicação: 14/09/12 | 13H09 - Última Atualização: 14/09/12 | 13H09 A cidade também ganha exposição na sede da Unesco De 21 a 25 de setembro, o Carnaval de Maragojipe, com suas belas e coloridas máscaras, volta a ser destaque na tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris, na França. O evento acontece há 10 anos entre a Praça La Republique e a igreja La Madeleine, inspirado na lavagem da igreja do Bonfim, em Salvador. “Este é o segundo ano que participamos e vamos, mais uma vez, promover a diversidade da nossa cultura que, a cada ano, chama mais atenção de turistas brasileiros e estrangeiros”, afirma André Reis, secretário de Cultura de Maragojipe.
Durante o evento serão distribuídos folders e folhetos bilingües. Toda divulgação tem apoio da Bahiatursa, já que em fevereiro de 2009 o governador Jaques Wagner assinou decreto transformando o Carnaval de Maragojipe em Patrimônio Imaterial da Bahia, acatando proposta feita pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).
Em 2010, o IPAC lançou videodocumentário e livro com fotos antigas e artigos inéditos sobre a festa, assinados por especialistas. Os livros, inclusive, podem ser obtidos na sessão download do site www.ipac.ba.gov.br. “A partir da declaração do nosso Carnaval como patrimônio imaterial, ganhamos mais reconhecimento e visibilidade, o que ajuda a fortalecer a nossa cultura”, garante Silvio Ataliba, prefeito de Matagojipe.

UNESCO
No dia 21 de setembro a sede da Unesco, em Paris, abre espaço para a cultura baiana. O artista plástico Thiago Bols vai expor telas que retratam a cidade de Maragojipe através das máscaras e de personagens da cultura popular como o bumba-meu-boi. Ele também faz uma homenagem ao santamarense Roberto Chaves e a Lavagem da Madeleine. Um dos quadros chama a atenção pelo inusitado: são baianas vestidas com modelitos dos estilistas Jean Paul Gaultier e da marca Chanel.
A mesma exposição ira compor parte da mostra coletiva da Feira de Arte Contemporânea do Carroussel du Louvre, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, através da conceituada Ava Gallery, no Museu do Louvre, também em Paris. O projeto e da produtora cultural Luzia Moraes e de André Reis.
Thiago Bols é Bacharel em Artes Plásticas da Universidade Federal da Bahia cuja poética visual consiste em revelar os personagens das óperas nas faces baianas. Natural de Salvador (BA) segue a linha expressionista com tendências da arte contemporânea e conceitual.
Mas antes de chegar à França, o secretário de Cultura de Maragojipe, André Reis, viaja para Portugal para se encontrar com Pedro Moreira, diretor da Empresa de Equipamentos Culturais de Lisboa (Egeac), responsável pela dinamização das festas populares portuguesas. A idéia é promover um intercâmbio cultural entre as duas cidades e trazer, em novembro, uma exposição de fotografias e uma cantora de fado para se apresentar no Recôncavo baiano.


EDIÇÕES ANTERIORES
2011 - edição
2010 - edição
2007 - edição

 



Fonte : SecultBA (14/09/12 | 13H09) - setembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br