carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Música, arte, lazer e manifestação integram as atividades do fim de semana
bastidores da folia


O samba de roda vai tomar conta do Parque da Cidade, no Itaigara, neste domingo (9), com o show do grupo Barlavento, dentro do Projeto Música no Parque. Organizado pela Caderno 2 Produções, com apoio da Superintendência do Meio Ambiente (SMA), que administra o parque, o show gratuito começa às 11h, no Anfiteatro Dorival Caymmi. A Casa do Benin, no Pelourinho, administrada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), recebe a exposição "Raça Humana", do artista plástico Jerônimo da Glória. A exposição, que estará presente durante o mês de setembro, pode ser visitada gratuitamente na Sala de Exposição Temporária do museu, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9 às 17h.

Celebrando os 214 anos da Revolta dos Búzios, a exposição "A Estética dos Búzios" traz fantasias de blocos afros e afoxés, tecidos e estampas desenhados pelo artista plástico Alberto Pitta, além de imagens de líderes da Revolta, como João de Deus e Manoel Faustino. A mostra gratuita, organizada pelo bloco Cortejo Afro, com apoio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), pode ser visitada até o próximo dia 23, de terça a sexta-feira, das 10 às 17h, e sábados e domingos, das 14 às 17h, no Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira (Muncab), no Pelourinho. Já o Espaço Cultural da Barroquinha, também administrado pela FGM, vai servir de palco para o espetáculo "Ato de Comunhão", do ator e produtor Gilberto Gawronski. O monólogo trata de um homem que relembra três momentos da própria vida: a festa de aniversário de oito anos, a morte da mãe e um jantar com um homem que conhecera pela internet. A peça, realizada dentro da programação do Filte Bahia, acontece nesta quinta-feira (6), às 19h30, com ingressos a R$10 (inteira) e R$5 (meia).

Parada Gay - O Projeto Ruas de Lazer terá continuidade no domingo (9), com as edições fixas no Farol da Barra e Dique do Tororó, das 8 às 12h. Na ocasião, crianças e adultos poderão conferir atrações como pula-pula, dominó e futebol, além das aulas de dança e tai-chi-chuan. O projeto é realizado pela Coordenadoria de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Coel/Secult). No domingo (9), Salvador recebe a XI Parada do Orgulho Gay da Bahia, dentro da Semana da Diversidade Cultural LGBT, promovido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). O evento parte do Campo Grande, às 14h, em direção à Praça Castro Alves, e tem como intuito promover a discussão sobre os direitos dos homossexuais, gays, lésbicas e transgêneros, assim como a necessidade do combate à homofobia. A Parada Gay conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, que montou um esquema especial de trânsito e limpeza para dar mais conforto e segurança ao público que vai comparecer ao evento.

Fonte : Secom BA (06/09/2012 11:02) - setembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br