carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Primavera chegará agitando a programação musical do Pelourinho
pelourinho cultural
Na estação das flores, a diversidade cultural estará a todo vapor no Centro Histórico


A primavera (22/9 a 21/12) começará agitada no Centro Histórico. A estação que antecede o verão, período mais badalado do caldeirão cultural baiano, chega trazendo uma programação musical sortida de festas e ensaios pré-carnavalescos que promete movimentar as noites em Salvador. Baianos e turistas que frequentarem o Pelourinho no período poderão curtir toda a programação musical preparada peloCentro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da Secretaria Estadual de Cultura – SecultBA, que estará ainda mais diversificada, com atrações para todos os estilos musicais.
E a festa começará nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, às 20h, com a realização do 2º Encontro de Cantadores no Pelourinho. Neste projeto, a música e a poesia de artistas de todas as regiões do Brasil se encontrarão no Largo Pedro Archanjo, entre os dias 20 e 23 de setembro, para apresentar o melhor da cantoria e da literatura de cordel, em uma maratona com dezesseis shows gratuitos. Artistas baianos como Raimundo Sodré, Xangai e a banda Sertanília estão na programação, que ainda contará com as apresentações de Maciel Melo (PE), Juraildes da Cruz (TO), Socorro Lira (PB), Paulo Matricó (DF), 4 Cabeça (RJ), Maviael Melo (PE), Flávia Wenceslau (PB) e outros. “Em abril realizamos uma turnê aqui na Bahia, mas não nos apresentamos no Pelourinho. A nossa expectativa para tocarmos nesse palco é muito grande, pois o Pelourinho nos remete à nossa Lapa, no Rio de Janeiro. Essa política de fomento da cultura é muito valorosa, pois leva o público a apreciar todo o patrimônio histórico”, disse o músico Luís Carlinhos, integrante da banda 4 cabeça, ou melhor, do encontro de compositores 4 cabeça, como preferem ser chamados. Também na quinta-feira, a Associação da Terceira Idade – Eterna Juventude realizará um almoço beneficente, partir das 11h, no Largo Tereza Batista. Os ingressos custam R$ 20,00 e o valor arrecadado será utilizado para compra da sede da instituição. “Nesse momento, estamos funcionando em uma sala alugada. Queremos ter uma sede própria, onde possamos oferecer atendimento médico de qualidade e cursos para as idosas da entidade”, disse a voluntária Ruth Assis, afirmando que este é apenas um dos muitos eventos que serão realizados com essa finalidade.

A sexta-feira (21) será de muito reggae no Largo Tereza Batista. A banda Manos Preto, formada pelos irmãos Sérgio, Marcelo e Jair Rocha, volta ao Pelourinho, a partir das 21h, para apresentar um repertório composto por canções autorais e grandes sucessos do reggae e do pop rock nacional. Na mesma noite, às 21h, a banda Nó na Madeira apresentará o melhor do samba, no Largo Quincas Berro D’Água. E no Largo Pedro Archanjo, Dinho Oliveira (BA), Flávia Wenceslau (PB), 4 Cabeça (RJ) participarão da segunda noite de apresentações do 2º Encontro de Cantadores no Pelourinho.

Quem for ao Pelourinho no sábado (22), além de participar do evento Solidariedade Fest, promovido pelo Núcleo de Apoio e Combate ao Câncer – NACCI e pelo Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer – NASPEC, a partir das 14h, no Largo Tereza Batista, que tem como objetivo arrecadar leite para as instituições, terá uma grande oportunidade de curtir o terceiro dia do projeto Cantadores no Pelourinho, que começará mais cedo, às 17h e contará com as apresentações de Carlos Vilela (BA), Alisson Menezes (BA), Maviael Melo (PE), Socorro Lira (PB). Para quem gosta de música instrumental, o grupo Choro do Uirapuru apresentará o melhor do chorinho no Largo Quincas Berro D’água, às 21h.

O domingo (23) é o último dia da programação do 2º Encontro de Cantadores no Pelourinho que será encerrado com as apresentações de Verlando Gomes (BA), Paulo Matricó (DF), Raimundo Sodré (BA), Maciel Melo (PE), Juraildes da Cruz (TO), a partir das 17h, no Largo Pedro Archanjo. Mais tarde, às 20h, no Largo Tereza Batista, a bandaCativeiro apresentará o repertório de reggae do CD “Live in Nasci-music Studio. Os ingressos custam R$ 5,00.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Fonte : Secult BA (19/09/12 | 13H09) - setembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br