carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Gravação do primeiro DVD de Saulo Fernandes
bastidores da folia



Primeiro trabalho solo do cantor promete reunir no palco da Concha Acústica toda versatilidade artística adquirida ao longo dos 16 anos de carreira. Nos dias 06 e 07 de abril, o público da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), terá a oportunidade de presenciar a tradução do novo momento vivenciado por Saulo em um show repleto de nuances musicais e estéticas.

No sábado (06), a cantora Ivete Sangalo participa do show de gravação. "Nós vamos cantar uma canção que chama UNIÃO. Essa musica conta exatamente o realsentimento que temos um pelo outro. Eu não só desejo sucesso a Saulo como tenhoa certeza disso pelo talento que ele tem e a figura que ele é”, diz a cantora.Já no domingo (07), o show conta com a participação de Alexandre da Banda Natiruts.

O desafio encarado pelo diretor artístico Elísio Lopes Jr era identificar e unificar todas as facetas e influências artísticas adquiridas por Saulo ao longo de seus 16 anos de carreira. A fórmula encontrada por Elísio foi dividir o espetáculo em três partes: "Raízes”, “Trovador” e “Da Massa”. Três facetas de um mesmo artista reunidas em um único show.

  • RAIZES
    A primeira parte batizada de “Raízes” traz o lado percussivo, as raízes africanas tão presentes no Brasil e na Bahia, essencialmente. “Somos pretos e cantaremos nossa cor”, diz um trecho da poesia escrita por Saulo para traduzir esse momento. As músicas apresentadas, através da forte presença da percussão, prometem despertar a memória das tradições e rituais responsáveis por boa parte de nossas raízes culturais. Tambores, sorrisos e dança.


  • TROVADOR
    O substantivo “trovador” tem origem em Provença, no sul da França, pois lá o poeta era chamado de “troubadour”. O radical da palavra refere-se a “trouver”, ou seja, “achar”. Os poetas eram aqueles que “achavam” os versos adequando-os às melodias e formando os cantares ou cantigas. Deste modo, o segundo bloco do show batizado de “Trovador” chega trazendo o olhar de poesia que Saulo carrega vida afora e que se transforma em parte essencial na sua arte. Olhos fechados, músicas para sentir.
 

  • DA MASSA
    “Da Massa”, assim foi batizado o terceiro e último bloco do show. Da massa, do povo, da multidão. E o lugar onde esse encontro se traduz de forma genuína chama-se Carnaval. A “pipoca da Concha” seguirá o rastro de luz e poesia sob o comando de Saulo. Festa, alegria e som!
Vamos para o lado
Da beleza que não se vê
O pé no chão, o coração voar
Pelas luzes da festa (Passos- Saulo)


Unindo poesia, carnaval e percussão em musicas para dançar, sentir e pular. A versatilidade desses elementos traduzidos em único show. O primeiro registro de Saulo em carreira solo tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2013.

ONDE : Concha Acústica do TCA
Teatro Castro Alves Ladeira da Fonte, s/n - Campo Grande, Salvador BA
Telefone: (71) 3535-0600


Fonte : Saulo - março 2013

volta | contato
www.carnaxe.com.br