BaianaSystem, Cascadura, CH Straatmann, Dão, Gabi Guedes, Larissa Luz, Lucas Santtana, Maglore, Opanijé, OQuadro,
Os Nelsons, Radiomundi, Rebeca Matta, Samba Chula de São Braz, Sertanília, Tiganá Santana e Vivendo do Ócio são alguns dos 29 nomes que integrarão os dois álbuns a serem lançados pelo projeto neste ano
O projeto Bahia Music Export, que integra o Programa de Mobilidade Artística e Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), divulga a lista de canções e artistas que integrarão os discos a serem lançados este ano. Com Chamada Pública encerrada no último dia 10 de agosto, aberta a músicas produzidas na Bahia e/ou por artistas do estado, e a partir do trabalho de curadoria que visa à internacionalização da música do estado, foram selecionadas 29 faixas que farão parte de duas coletâneas: uma com diversos gêneros musicais e outra direcionada ao universo da bass culture.
Assim como os álbuns já lançados pela iniciativa, o lançamento e distribuição inicial das novas coletâneas serão realizados na WOMEX – World Music Expo, uma das mais relevantes feiras de negócios e oportunidades do mercado da música internacional. O evento, em sua edição 2013, ocorrerá em outubro na cidade de Cardiff, na Inglaterra. Deste modo, os discos chegarão a produtores, radialistas, jornalistas, empresários, selos, programadores de festivais internacionais e demais agentes do mercado mundial, com fins exclusivos de promoção internacional, apresentando-lhes um panorama do cenário musical baiano contemporâneo. Posteriormente, outras feiras e plataformas internacionais também receberão o material.
A seleção foi feita em parceria com o Brasil Music Exchange, projeto conduzido pela Brasil, Música & Artes (BM&A) que procura estimular atividades e trocas de experiência no mercado musical. A curadoria é de Jody Gillet, jornalista britânica, crítica de música, representante da BM&A no Reino Unido, que atua há mais de 15 anos com o cenário local de música independente, com foco particular no Brasil. Trabalhou com artistas tais como Criolo, Orquestra Imperial, Nação Zumbi e Tulipa Ruiz. A sua escolha se baseou na adequação das obras ao perfil de mercado da WOMEX e nível de correlação com a Bahia.
LISTAS DE SELECIONADOS Para o disco Bahia Music Export – Volume 4, que reúne canções dos mais diversos estilos, foram selecionadas 14 artistas, representados pelas seguintes canções: Alisson Menezes e a Catrupia, com “Boi Carnaval”; Banda Escola Pública, com “Samba de Novato”; Banda Lazouk, com “Saudade de Tu”; Cascadura, com “Colombo”; CH Straatmann, com “Baile Conguero!”; Dão & a Caravana Black, com “Som da Gafieira”; Gabi Guedes, com “Gabi’s Groove”; Maglore, com “Sobre Tudo o que Diz Adeus”; Nalini, com “The Real End”; Rebeca Matta, com “Um Sopro Leve”; Samba Chula de São Braz, com “Viola Meu Bem”; Sertanília, com “Tempo de Sereno”; Tiganá Santana, com “The Invention of Colour”; e Vivendo do Ócio, com “O Mais Clichê”.
Já para o Bahia Bass Culture – Volume 5, foram 15 selecionados: A.MA.SSA, com “Boka Boka!”; BaianaSystem, com “Terapia”; Bembatrio, com “Melô do Vatapá”; Braunation, com “Om da Onda”; Daganja, com “Balançando os Graves”; Kayman, com “Eâ”; Larissa Luz, com “Dança Livre”; Lucas Santtana, com “Lycra-Limão (Dub Version)”; Mauro Telefunksoul, com “Zum Zum Zum (Feat. Joan Zambô & Amora-Sambahton de Roda)”; Opanijé, com “Se Diz”; OQuadro, com “Tá Amarrado (Mangaio Remix)”; Os Nelsons, com “É Só se Jogar (Feat. Luiz Caldas)”; Radiomundi, com “Bambá (Feat. Burro Morto, Russo Passapusso & Manchinha)”; Rapaziada da Baixa Fria, com “Mais uma Baixa”; e Soraia Drummond, com “Irie Feeling”.
Fonte : Secult BA (20/08/13 | 15H08) - agosto 2013
volta | contato
|