carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Pelourinho se vestirá de vermelho e branco para homenagear Santa Bárbara no dia 04
bastidores da folia



Publicação: 29/11/13 | 12H11 - Última Atualização: 29/11/13 | 12H11 A programação da tradicional Festa de Santa Bárbara, no Centro Histórico, será dividida em dois momentos: a celebração religiosa durante a manhã, e uma extensa programação artística da tarde à noite No próximo dia 04 de dezembro, quarta-feira, o Centro Histórico se veste de vermelho e branco para celebrar uma das maiores festas religiosas do calendário popular da Bahia. A tradicional Festa de Santa Bárbara mais uma vez contará com uma grande homenagem no Largo do Pelourinho, marcada pelo respeito e devoção, celebrada pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Durante a tarde e a noite, uma extensa programação artística, formada por 16 atrações como Fora da Mídia, Samba Chula de São Braz e Nelson Rufino, dá continuidade às homenagens ao dia festivo em todos os largos do Pelourinho. A Festa de Santa Bárbara é realizada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Patrimônio imaterial desde 2008 por decreto do Governador do Estado, a festa marca uma história de mais de 300 anos de culto à Santa Bárbara, Iansã para o Candomblé, sendo o sincretismo religioso uma das principais características da devoção à divindade. Santa guerreira, é também lembrada como madrinha dos bombeiros e padroeira dos mercados. Suas cores são o vermelho e o branco. A Festa de Santa Bárbara demonstra a importância das práticas religiosas e da diversidade para a cultura do povo baiano. Estima-se que, a cada ano, mais de 12 mil fieis participam da saudação à Santa pelas ruas do Centro Histórico.

Na quarta-feira, 04, às 5h da manhã acontece a Alvorada, que marca o início da festa com a tradicional queima de fogos no Largo do Pelourinho. Ainda pela manhã, às 8h, será realizada a missa campal, no mesmo lugar. Ao final da missa, uma procissão segue até o quartel do Corpo de Bombeiros. Além das homenagens à Santa, o dia 04 de dezembro também oferece vários carurus pela região, geralmente logo após a procissão. Os do Mercado de Santa Bárbara e do Mercado de São Miguel são alguns dos mais tradicionais. A partir das 14h30, os largos de todo o Pelourinho são tomados pelo samba, o ritmo genuinamente afrobrasileiro que dá o tom lúdico à programação cultural da festa, após a celebração religiosa.

O Largo Pedro Archanjo será movimentado por grupos de destaque no cenário atual do samba baiano, são as atrações Fora da Mídia, Bambeia e Sangue Brasileiro. No Largo Tereza Batista, o recôncavo é bem representado por Nonato Sanskey e Roda de Samba Mucum’G, que abre a tarde de festa. Logo após, tem a originalidade da banda Sambatrônica, e o batuque afrobrasileiro do samba de roda da banda Barlavento. Já no Largo Quincas Berro D’Água, os grupos Samba Maria e Amoroso Samba, e a cantora Claudya Costa, demonstram, em um dia importante como o de Santa Bárbara, a força e destaque da presença feminina no samba baiano.

O Terreiro de Jesus terá em seu palco o Grupo Trivial, sempre com um repertório que resgata o autêntico samba de raiz. A cantora Gal do Beco, presença forte em algumas das principais festas populares da Bahia, também fará uma apresentação especial. E o grupo Negros de Fé será responsável pelo show de encerramento da noite.

No Largo do Pelourinho, às 13h30, já acontece a apresentação de Jorginho Commancheiro e Claudete Macêdo. Mais tarde, uma parte da história do samba de roda do recôncavo baiano estará presente no Pelourinho. É o Samba Chula de São Braz, que vem trazendo com talento e espontaneidade a tradição oral do samba de roda da Bahia. E também é tradição da Bahia o grande sambista Nelson Rufino, que lança, no dia de Santa Bárbara, o seu novo DVD, e recebe como convidados Carlinhos Brown, Batifun, Carla Cristina, Edil Pacheco e Walmir Lima. De noite, será a vez de Juliana Ribeiro prestar sua homenagem ao dia. Uma das principais vozes do samba atual, a cantora se faz presente a partir das 20h.

A Festa de Santa Bárbara é um dos eventos que abrem o calendário das festas populares, junto com o Dia do Samba (02), e já prepara o Pelourinho e a Bahia como um todo para a alta estação, com a temporada de Verão, quando acontece algumas das principais festividades do estado.

EVENTO

LOCAL HORÁRIO
Alvorada – Queimas de Fogos Largo do Pelourinho 5h
Missa campal Largo do Pelourinho 8h
Jorginho Commancheiro e Claudete Macêdo Largo do Pelourinho 13h30
Samba Chula de São Braz Largo do Pelourinho 15h30
Nelson Rufino e Convidados – Carlinhos Brown, Batifun, Carla Cristina, Edil Pacheco, Walmir Lima Largo do Pelourinho 17h30
Juliana Ribeiro Largo do Pelourinho 20h
Fora da Mídia Largo Pedro Archanjo 14h30
Bambeia Largo Pedro Archanjo 17h
Sangue Brasileiro Largo Pedro Archanjo 19h30
Nonato Sanskey e Roda de Samba Mucum’G Largo Tereza Batista 14h30
Sambatrônica Largo Tereza Batista 17h
Barlavento Largo Tereza Batista 19h30
Samba Maria Largo Quincas Berro D’Água 14h30
Amoroso Samba Largo Quincas Berro D’Água 17h
Claudya Costta Largo Quincas Berro D’Água 19h30
Grupo Trivial Terreiro de Jesus 15h
Gal do Beco Terreiro de Jesus 17h30
Negros de Fé Terreiro de Jesus 20h





Fonte : - dezembro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br