O samba-rock inventivo da banda Tabuleiro da Baiana deu o tom do balanço no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, na noite desta segunda-feira (11) para terça-feira (12) do Carnaval do Pelourinho 2013. Além das canções autorais, o grupo apresentou clássicos de Jorge Bem, pioneiro do gênero, e uma homenagem especial ao Ilê Ayiê com um pout-pourri de canções do bloco.
Jeã de Assis, vocalista do Tabuleiro da Baiana que já tocou com o Olodum, conta que a obra do Ilê foi trazida a apresentação por fazer parte da formação musical dos integrantes da banda. “É muito bom que o carnaval do Pelourinho esteja aberto a propostas diversificadas, fomentando assim uma folia cultural e também afetiva”, afirmou Jean.
A banda Tabuleiro da Baiana lançou em 2012 o EP Papo de Bamba. O grupo anima mensalmente de forma itinerante o Baile do Zé Pretinho, que em sua edição mais recente foi realizado no Sankofa African Bar, no Centro Histórico. O folião Francisco Cláudio conheceu o grupo lá e voltou pra conferir no carnaval. “ Eu gosto muito de dançar e a folia no Pelô tem essa diversidade, em que numa mesma noite eu posso dançar samba-rock, frevo e reggae”, afirma Francisco.
|