carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


CARNAVAL DE SALVADOR 2013


Portal Carnaval

volta | contato

À frente do trio Eu Sou Negão, Gerônimo animou folião pipoca na Barra
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia


À frente do trio Eu Sou Negão, Gerônimo animou folião pipoca na Barra. Passava da meia-noite quando o trio Eu Sou Negão invadiu o Circuito Dodô (Barra-Ondina) para animar o carnaval do folião pipoca. Inspirado no verso “Eu sou negão, meu coração é a liberdade”, um dos mais famosos e representativos da música popular da Bahia, o projeto foi idealizado pelo seu autor, o cantor e compositor Gerônimo, que uniu-se a Alfredo Moura e Iracema, vocalista do Ilê Aiyê, para cantar e reforçar a importância cultural dos povos negros na construção da festa momesca e da própria cultura baiana. “Amadurecer a música negra e suas várias vertentes e musicalidades é essencial diante do quadro social em que esta cultura vem conquistando cada vez mais espaço”, afirma Gerônimo.

No asfalto, a galera muito animada esbanjava sorrisos, alegria, descontração, irreverência e deixava-se embalar pelo ritmo frenético que tomava o lugar. Foliões israelenses, que participam pela primeira vez do carnaval de Salvador, vibravam com a mistura de axé, rock, lambada e batidas diversas que vinha do trio.

“O Carnaval Pipoca tem que ser valorizado porque a festa acontece com muita paz, diversão e não se vê a disputa por espaço”, afirmou a baiana Marta Cabral, que também demonstrava forte envolvimento com o som.

Gerônimo, um dos mais significativos personagens da música da Bahia, apresentou repertório de suas canções de temas afrobaianos. Alfredo Moura, que vivenciou a criação da axé music a partir do legado da cultura negra, trouxe o som do novo projeto Capitães da Areia, que faz uma leitura da música afrobaiana em diálogo com o mundo e as novas tecnologias. Já a cantora Iracema mostrou como sua carreira se consolidou na relação com entidades negras.

QUANDO : 10 de fevereiro 2013 - DOM
TRIO : Eu Sou Negão
ONDE : Circuito Dodô (Barra/Ondina) - Salvador BA


Fonte : Carnaval Bahia Gov

www.carnaxe.com.br