carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


‘Carnavais Negros’ é tema do Carnaval do Pelô 2013
comentários da folia
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia
Programação valoriza as matrizes africanas da música baiana no carnaval



Uma variedade de atrações musicais, reunida durante as festividades do Carnaval do Pelô deste ano, se unifica em torno do tema Carnavais Negros. O tema trará para a folia momesca atrações de samba, reggae, percussão, guitarra baiana, ritmos marcados pela influência de matrizes africanas. No palco principal, que será montado no Largo do Pelourinho, os festejos serão iniciados com a apresentação de Moraes Moreira e Banda. Moraes fará o show “Homenagem à Guitarra Baiana” que acontecerá na noite de quinta-feira (07.02), primeiro dia de Carnaval.

Na sexta-feira (08.02), a Orquestra Afrosinfônica, reconhecida por mesclar o erudito os ritmos afro e o popular, sobe ao palco com sua apresentação “Sinfonia Afro”. Para o sábado de Carnaval (09.02), a programação prevê o espetáculo “7 Negras Vozes”, no qual as cantoras Will Carvalho, Carla Lis, Márcia Short, Juliana Ribeiro, Clécia Queiróz, Claudia Costa e Matilde se juntam levando cada uma seu estilo, com um repertório que passará pelo samba, pelo samba-reggae, MPB e pelas marchinhas de carnavais antigos. Sob a regência de Jorge Sacramento, o Baguinha, 15 percussionistas integram a “Diversidade Percussiva” e embalam o domingo (10.02). Já na segunda (11.02), o palco principal será transformado na “Casa de Bambas – 70 anos de Nelson Rufino”, a qual irá reunir os sambistas Nelson Rufino, Edil Pacheco e Walmir Lima, além de Aloísio Menezes e Mariene de Castro. Fechando a programação, o “Reggae Resistência” levará grandes nomes do reggae baiano à folia, com Sine Calmon, Diamba e Folha de Chá dão ritmo a terça-feira (12.02), último dia de festa.

TEMA FAZ PARTE DA DÉCADA AFROSDESCENDENTE EM SALVADOR
Tal como o I Encontro das Culturas Negras, a escolha do tema para o carnaval do Pelourinho se insere no contexto da “Década Afrodescendente” em Salvador, período estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) após o Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI) realizado em 2011 e onde foram suscitados debates em torno do racismo e das situações social, econômica e política da população negra mundial na contemporaneidade. Durante o Afro XXI, a capital baiana recebeu o título simbólico de “Capital ibero-americana dos afrodescendentes”. Para a diretora do CCPI, Arany Santana “o tema do Carnaval do Pelô está em consonância com a agenda das Nações Unidas, com a realidade de Salvador e com as políticas culturais que a Secult vem apoiando, a exemplo do Carnaval Outro Negro. Nada mais justo e coerente que estas açõestenham visibilidade durante o carnaval, reconhecendo-se dessa forma a formação identitária da segunda cidade mais negra do mundo (Salvador)”, destaca Arany.


Fonte : Secult BA (28/01/13 | 16H01) - fevereiro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br