carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


O Bloco Olodum comunica mudanças para seu desfile em 2013
bastidores da folia



Nos últimos 05 anos o Bloco não desfilou na Passarela do Campo Grande, devido ao engarrafamento de trios a partir da Casa D`Itália. Dessa forma o bloco comunica que em 2013 realizará o desfile tradicional no Pelourinho e depois vai para o centro da cidade, saindo do Campo Grande até a Praça Castro Alves, onde encerra seu desfile de sexta-feira. O Bloco lembra que o início do desfile depende da Coordenação do Carnaval, das autoridades públicas envolvidas na organização do evento e que conforme Lei Municipal o desfile é limitado em 6hs.

08.02 – Sexta-feira
O Bloco Olodum pede permissão aos Orixas e desfila em 2013 levando alegria a multidão Olodúnica. Com o tema, Samba-Futebol-Alegria “Raízes do Brasil”, o Bloco na sexta-feira, inicia seu desfile no seu berço de origem - Pelourinho, e depois compartilha esse momento de sua história no circuito Osmar (Campo Grande) com todos os foliões na Avenida.
O que: Saída Tradicional Bloco Olodum - (Pelourinho)
Onde: Circuito Batatinha (Pelourinho)-Saída da Rua das Laranjeiras, em frente ao prédio da Escola Olodum - até o Largo do Pelourinho.
Horário: 19h saída (Concentração 18hs)

2º Desfile Bloco Olodum
Onde: Circuito Osmar - Campo Grande - Praça Castro Alves
Horário: 23h (concentração 22hs)

10.02 - Domingo
No domingo de Carnaval, o Olodum é o primeiro a desfilar na orla de Salvador, no circuito Barra/Ondina, curtindo com os foliões ao som do Olodum a brisa do mar.
Onde : Barra – Ondina
O que: Desfile do Bloco Olodum Onde: Barra / Ondina
Horário: 15hs (concentração 14hs)

12.02 - Terça-feira
Na terça-feira, o Olodum empolga os foliões no Circuito Osmar (Campo Grande). O horário previsto do início do desfile depende da liberação da organização do Carnaval. Esperamos você para se emocionar com a força percussiva do Bloco Afro Olodum!
Onde: Campo Grande - Praça Castro Alves
O que: Desfile do Bloco Olodum Onde: Campo Grande, (circuito Osmar)
Horário: 18hs (Concentração Av. Araújo Pinho 17hs)
Liberação da Coordenação do Carnaval, das autoridades públicas

A HISTÓRIA DO BLOCO OLODUM
O bloco mais lindo de se ver no carnaval baiano, o Olodum, foi criado em Salvador no bairro do Maciel - Pelourinho por um grupo de moradores em 25 de abril de 1979 numa época em que este bairro era marginalizado e discriminado pela população baiana. O Bloco Olodum surge para ocupar um espaço da expressão cultural contemporânea do continente africano que no Estado da Bahia tem sua maior representação e expressividade. No início, os foliões do Olodum eram apenas moradores do Pelourinho que tinham como objetivo celebrar a herança cultural africana, considerando que a maioria da população Soteropolitana é descendente de africanos.
A partir da década de oitenta o Olodum tornou-se uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro e desenvolve ações de combate à discriminação racial, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros, defendendo a luta dos direitos humanos na Bahia-Brasil. A ação cultural do Bloco Olodum contribuiu e tem contribuído decisivamente para a revitalização do Centro Histórico de Salvador não só como um lugar de visitação turística, mas também como um lugar em que a educação revitaliza esperanças, como é o caso do Projeto Educacional da Escola Olodum que capacita, jovens e adolescentes em diversas áreas do conhecimento tais como, música percussiva, dança afro, informática , formação da cidadania e outros

AS CORES DO OLODUM
As cores são do Rastafarianismo e do Movimento Reggae. São cores internacionais da diáspora africana e constituem uma identidade internacional contra o racismo e a favor dos povos descendentes da África.
- Verde, as florestas equatoriais da África.
- Vermelho, o sangue da Raça negra.
- Amarelo, o ouro da África (maior produtor mundial).
- Preto, o orgulho da Raça negra.
- Branco, a Paz mundial.

A PALAVRA DO OLODUM
A palavra Olodum é de origem Yorubá que significa "Deus dos Deuses" ou "Deus maior", Olodumaré, que não representa um orixá, e sim, o Deus criador do universo e dele senhor.

A BANDA DO OLODUM
Já encantou artistas como Michael Jackson, Linton Kesey Johnson, Paul Simon, Julian Marley, Gal Costa, Caetano Veloso, Xuxa, Ivete, Cidade Negra, Caetano, Gil, Tim Maia, Jorge Ben, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Carlinhos Brown. A banda Olodum já percorreu países como França, Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Suíça, Escócia, Noruega, Dinamarca, Inglaterra, Argentina, Espanha, Eslovênia, Canadá, Japão, Chile, Escócia, Cuba, Angola, Senegal e Benin, Portugal, Irlanda, Irlanda do Norte, Turquia, Israel, Finlândia, México, Venezuela, Austrália, Guiana Francesa, Coréia, Senegal, Argentina,Uruguai entre tantos outros paises.

BLOCO OLODUM & TEMAS
Escolhidos com base em motivos históricos e ou culturais, o Tema ou o Enredo são retratados por fantasias/ abádas que retrata a criatividade, plasticidade e a riqueza da diáspora africana em Salvador ao longo da história. Estas fantasias e ou abádas é concebidas por artistas plásticos que buscam inspiração afrobrasileira.


Fonte : - fevereiro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br