carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Pelourinho se rendeu ao som eletrizante da Guitarra Baiana na noite de ontem (24)
pelourinho cultural
Instrumento, tema do Carnaval 2013, reinou absoluto animando baianos e turistas no Largo Tereza Batista



O aquecimento para o Carnaval já começou no Pelourinho! Desde o início deste mês de janeiro, o público já pode ir aos Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água conferir os grupos e artistas que farão a festa durante a folia momesca. É o projeto “Carnaval Pipoca”, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI. Na noite de ontem (24), o som da guitarra baiana ecoou pelos quatro cantos do Largo Tereza Batista encantando baianos e turistas que foram visitar o Centro Histórico. No palco, um dos maiores representantes do movimento em prol da guitarra baiana. O músico Júlio Caldas protagonizou um verdadeiro espetáculo, demonstrando a força que o instrumento exerce sobre a alegria das pessoas.

No palco, Júlio Caldas e os músicos Márcio de Oliveira e Fábio Batani realizaram o show Trio Guitarra Baiana. Clássicos dos antigos Carnavais fizeram parte do repertório, além de composições autorais e internacionais. Em um dos momentos mais animados da noite, o trio tocou a música 25 em ponto, clássico da extinta banda Tapajós. “Fico muito feliz em ver todo esse movimento em torno das homenagens à guitarra baiana ganhar força. No ano passado, o instrumento foi homenageado aqui no Pelourinho durante a abertura do Carnaval do Centro Histórico e depois foi escolhido como tema para o Carnaval 2013. Mais uma vez o pontapé inicial de um movimento cultural foi dado no Pelourinho”, lembra Júlio.

Para os que ainda não tiveram a oportunidade de ouvir o som do instrumento genuinamente baiano, o músico ainda fez um convite: “No próximo sábado (26), estarei aqui neste mesmo palco com a minha guitarra. Podem chamar os amigos e vir para cá”, convidou o músico, que foi ovacionado pela animada plateia, que não ficou um só minuto parada ao som da guitarra cartão-postal do Carnaval da Bahia.

MAIS MÚSICA
Nesta sexta-feira, dia 25 de janeiro, os artistas Luciano Calazans e Hugo Sambone e a Orquestra de Berimbaus Afinados apresentarão o show “Orquestrio”, a partir das 21h, no Largo Quincas Berro d’Água. No domingo, o projeto Carnaval Pipoca prossegue a todo o vapor com o show “Samba Chula e Outras Manhas”, que será apresentado por Raimundo Sodré, Mariela Santiago e Kalu.
Na próxima terça-feira (29), os cantores Roberto Mendes e Juliana Ribeiro, a banda Barquinha de Bom Jesus e a Camerata Popular da Bahia apresentarão o show “Trio Raízes da Bahia”, a partir das 21h, no Largo Pedro Archanjo. No último dia de janeiro (31/01) acontecerá o “Retrofolia 2013”, tradicional baile de Carnaval da banda Retrofoguetes, que terá como convidados Morotó Slim, Paulo Chamusca e Kaverna.

O QUE : Projeto Carnaval Pipoca
Quando: do dia 04/01 até o dia 31/01 (quinta-feira) | em dias alternados, a partir das 21h
Onde: Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água - Pelourinho - Salvador BA
Quanto: Aberto ao público


Fonte : Pelourinho Cultural - fevereiro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br