carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


40 poetas premiados lançam livro no Recôncavo Baiano
folia, cultura e diversidade
O livro é uma coedição entre a FPC e a Editora QuartetoI



A possibilidade de arriscar é que nos faz homens. Um dos versos mais famosos do poeta e jornalista Damário Dacruz, falecido em 2010, serve também como uma porta de entrada para o livro “Outros riscos”, que reúne 40 poemas de autores selecionados pelo 1º Prêmio Damário Dacruz de Poesia. A obra originada pela premiação nasceu da iniciativa do então presidente da Fundação Pedro Calmon (FPC), professor Ubiratan Castro (1949-2013) e será lançada dia 27 de julho (sábado), às 18h30, em Cachoeira.

O livro é uma coedição entre a FPC e a Editora Quarteto, e também uma homenagem póstuma ao poeta que se estabeleceu no Recôncavo Baiano ao criar o espaço cultural Pouso da Palavra, local do lançamento. Dentre os premiados, existem desde estreantes até autores já conhecidos no meio literário, como Fabrícia Miranda, Herculano Neto, Vladimir Queiroz e Luís Pimentel, o que amplia a diversidade dos poemas selecionados.

Para Fátima Fróes, diretora geral da FPC, dentre outros benefícios, os concursos literários permitem que os autores validem a qualidade de seus trabalhos. “Isso viabiliza a publicação e difusão da obra, possibilita o reconhecimento junto aos leitores e consolida a escritura como profissão”, afirma. Já o autor do poema premiado em primeiro lugar, “Fotografia”, o jornalista Elieser Cesar destaca que ser premiado em poesia tem um valor simbólico bem mais amplo. “Um bom poema não se escreve todo dia, nem por número de linhas e até em série como as reportagens de jornal”, afirma.

Para o também jornalista Elton Coutinho, a publicação de “Pecado meramente social” proporciona uma satisfação a mais, já que será seu primeiro poema publicado. Coutinho, inclusive, foi assessor cultural do Pouso da Palavra durante três anos e a convivência com Damário terminaria estimulando a produção literária do então aprendiz de poeta.

SERVIÇO : Lançamento de “Outros Riscos”.
Onde: Pouso da Palavra - Cachoeira BA
Quando: 27 de julho - SAB - 18h30
Preço sugerido no lançamento: R$ 10 (Dez reais).


Fonte : SECULT BA ( 18/07/13 | 14H07) - julho 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br