carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Dia da África será celebrado com programação especial no Pelourinho
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA)



No dia 25 de maio é celebrado o Dia da África e a cidade mais negra fora do continente africano não poderia ficar de fora dessa série de homenagens. De 24 a 25 de maio, a África será exaltada através da programação especial realizada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e que terá apresentações de artistas locais como Dão e a Caravana Black, Afro Bankoma, Graça Onassilê, Guiguio, Filhas de Gandhy e Dionorina, e internacionais como as bandas Nós Kuió Bwé, Socakuduro Bidinte e Patchi de Rima, do Guiné Bissau. DIA DA ÁFRICA - Instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data celebrada no mundo inteiro relembra a luta e combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação, e à superação de todas as formas de desigualdade social. Este ano, as ações em comemoração ao Dia da África começam cedo no Pelourinho. Na sexta-feira (24), Dão e a Caravana Black e as bandas Nós Kuió Bwé e Socakuduro Bidinte, do Guiné Bissau, serão as atrações do evento Semana da África, que será realizado no Largo Pedro Archanjo, a partir das 19h.

No sábado (25), no Largo Tereza Batista, às 19h será realizado um grande desfile de ‘Noivas Africanas’. O evento contará com atrações musicais como o Afro Bankoma, Carla Lis, Matheus Aleluia, Matildes e a Patchi de Rima, do Guiné Bissau. Às 20h30, o afoxé Filhas de Gandhy iniciará um grande cortejo pelas ruas e largos do Pelourinho. Mais tarde, às 21h, Graça Onassilê e Guiguio, ex- integrantes da ala de canto do Ilê Ayiê, exibirão toda a sua afromusicalidade no Largo Pedro Archanjo. No mesmo horário, Dionorina levará todo o seu reggae para o Largo Quincas Berro d’Água.

A programação do Dia da África faz parte do conjunto de ações desenvolvidas anualmente pela SecultBa e pelo CCPI e que tem como objetivo o fomento e celebração à cultura negra e africana. Uma dessas ações é o Carnaval Ouro Negro, projeto que apoia o desfile de entidades carnavalescas de matriz africana, indígena, afoxés, além de blocos de samba. “O Ouro Negro é um dos projetos mais significativos criados pela Secretaria da Cultura do Estado da Bahia. Suas atividades contemplam, além da garantia aos desfiles durante o Carnaval, o apoio ao trabalho de algumas entidades que se dedicam a ações socioculturais e contribuem para o desenvolvimento das comunidades onde elas foram criadas e para o resgate e a valorização de suas tradições, qualificando ainda mais o projeto e as instituições apoiadas”, afirma o secretário de Cultura, Albino Rubim.
Outra grande ação desenvolvida pela Secult é o Encontro das Culturas Negras realizado anualmente como uma das atividades do Novembro Negro, outro projeto apoiado pela secretaria. O Encontro das Culturas Negras realizado em 2012 envolveu diversos países da diáspora africana e levou mais de 10 mil pessoas ao Centro Histórico de Salvador para participação em debates, apresentações musicais, de dança, teatro e exposições. “O objetivo geral desse encontro foi conferir maior visibilidade a pluralidade e a diversidade das culturas negras e incrementar o intercambio sobre o tema, além é claro de contribuir para a formulação de políticas publicas voltadas para essa cultura identitária”, explicou a diretora do CCPI, Arany Santana.

SERVIÇO : Dia da África Atrações: Graça Onassilê e Guiguio
ONDE : Salvador/BA - Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 25 de maio 2013 - SAB - 21h
QUANTO : Entrada Franca

SERVIÇO : Dia da África – Desfile de “Noivas Africanas” Atrações: Afro Bankoma, Carla Lis, Matheus Aleluia, Matildes e a Patchi de Rima (Guiné Bissau)
ONDE : Salvador/BA - Largo Tereza Batista
QUANDO : 25 de maio 2013 - SAB - 19h
QUANTO : Entrada Franca

SERVIÇO : Dia da África Atrações: Dionorina
ONDE : Salvador/BA - Largo Quincas Berro d’Água
QUANDO : 25 de maio 2013 - SAB - 21h
QUANTO : Entrada Franca

SERVIÇO : Dia da África Atrações: Afoxé Filhas de Gandhy
ONDE : Salvador/BA - Ruas e Largos do Pelourinho
QUANDO : 25 de maio 2013 - SAB - 20h30
QUANTO : Entrada Franca


Fonte : Secult BA (22/05/13 | 15H05 ) - MAIO 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br