carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Exposição na Senzala do Barro Preto retrata Orixás em arte em tecido
bastidores da folia



A Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê no bairro do Curuzu, abriga durante esta semana a exposição Orixás Sagrados Para Erês, da artista plástica Dete Lima. A abertura da mostra aconteceu na segunda-feira (25), e a visitação permanece aberta ao público até 30 de novembro. O projeto tem apoio financeiro do Fundo de Cultura, através do edital 2013 de Culturas Identitárias, coordenado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
A exposição busca promover a cultura e expressões da comunidade negra através da religiosidade de matriz africana retratada em tecido. Seu objetivo é aproximar esta cultura principalmente ao público infanto-juvenil. A abertura reuniu membros e amigos do Ilê Aiyê, e teve participação da Banda Erê, formada por crianças e adolescentes da entidade. “Eu já levei esta exposição a outros lugares, até mesmo fora de Salvador. Mas está sendo uma grande emoção trazê-la pela primeira vez à minha casa, o Ilê Aiyê, e mostrar um outro lado do meu trabalho”, declarou a artista, filha da Iyalorixá Mãe Hilda, e responsável pela criação dos figurinos e amarrações no corpo e cabeça das mulheres do Ilê Aiyê, algo no qual foi pioneira.
A diretora do CCPI, Arany Santana, esteve presente para saudar a artista. “Há muitos anos vejo Dete Lima fazer este trabalho artístico, criativo, inédito. Estou bastante feliz em vê-la realizar a sua exposição individual, pois Dete é uma artista plena “, declara.

SOBRE A EXPOSIÇÃO
A exposição “ORIXÁS SAGRADOS PARA ERÊS”, mostra a religiosidade negra pelas mãos da Artista Plástica Dete Lima, a partir do seu trabalho feito em tecido. Dete Lima é artista plástica, figurinista e diretora fundadora do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil. Ela já participou de diversas exposições coletivas e individuais, e neste mês da Consciência Negra tem mais a oportunidade de expor seus orixás em uma nova perspectiva, visando o público infanto-juvenil. O objetivo da exposição é reforçar as expressões culturais da comunidade negra, principalmente, para os jovens e crianças conhecerem os Orixás com uma outra visão.
A exposição “Orixás Sagrados para Erês” vem para aproximar as religiões de matriz africana de crianças e jovens, mostrando as informações acerca da história dos Orixás, quebrando o preconceito e desmistificando suas histórias e lendas.

SERVIÇO : Exposição Orixás Para Erês:
ONDE : Senzala do Barro Preto - Salvador BA
QUANDO : 25 a 30 de novembro de 2013


Fonte : SECULT BA (26/11/13 | 15H11) - novembro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br