carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Programação cultural do Pelourinho oferece mais de 50 shows e eventos em Setembro
bastidores da folia



Em um mês marcado por celebrações, a programação promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) dinamiza vida cultural do Pelô Setembro é um mês marcado por festas de celebração à diversidade, pela troca de estações, com o final do inverno e a chegada da primavera, e comemorações cívicas. Com tudo isso, milhares de visitantes vem à cidade, e a programação mensal do Pelourinho, realizada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), traz para quem vem aproveitar o Setembro no Pelô mais de 50 shows e eventos diferentes para os largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água.

LARGO PEDRO ARCHANJO
O largo Pedro Archanjo será palco de diversos shows dançantes e outros mais intimistas, além de festas bem animadas. Pra começar, o bloco Cortejo Afro promove um ensaio especial, com participação das cantoras Márcia Short, Juliana Ribeiro, Carla Cristina e Claudya Costa, abrindo a programação de setembro em grande estilo, no dia 02. Na terça-feira, 03, Ubaldo Akidara e sua banda levam o ritmo do afro pop em um show que mescla instrumentos tradicionais de matriz africana às batidas eletrônicas. No dia 06, o largo Pedro Archanjo vira palco do samba, com Neto Balla, o cantor comemora 25 anos de carreira em 2013. E no Dia da Independência do Brasil, 07, João Gonzaga representa a MPB em um show emocionante, que mescla um repertório autoral com grandes interpretações do cancioneiro imortal brasileiro.
No domingo, 08, data em que a cidade festeja a diversidade com a Parada Gay, durante a noite acontece uma programação especial no Pelourinho, e no Largo Pedro Archanjo o público vai curtir Sine Calmon & Banda Morrão Fumegante. Um dos grandes nomes consagrados do reggae baiano, com letras sobre liberdade e justiça, Sine retorna ao Pelourinho em um show gratuito. A semana continua, com Ricardo Caian e os Beduínos Gigantes, na terça, 10. A banda traz no repertório canções bem humoradas sobre a vida urbana. Na quinta-feira, 12, a cantora Marcela Bellas faz um show especial para a programação do IX Enecult. A noite de sexta, 13, será marcada pelo retorno do show Sarau Caymmi em Três Tempos. O final de semana ainda traz o Projeto Soteropaulistano, intercâmbio musical e cultural entre artistas de Salvador e São Paulo. À frente, o artista paulistano Walmir Borges recebe o cantor e multi-instrumentista Max de Castro, e as cantoras baianas Ludmilla Anjos, ex-The Voice, e Márcia Short.
Na terça-feira, 17, o largo Pedro Archanjo é palco de mais um grande nome do reggae. O reggaeman Dionorina, um dos grandes divulgadores do reggae tradicional, traz um show em que prevalece suas raízes, sem deixar de lado novas experimentações. E o reggae continua com a Banda Zuluz, no dia 20, promovendo o intercâmbio do ritmo jamaicano com as sonoridades de diversos estilos. No sábado, 21, o cantor e instrumentista pernambucano Siba, ex-integrante da banda Mestre Ambrósio, lança gratuitamente no Pelourinho o CD Avante, fruto de sua carreira solo.
No dia 22, acontece um verdadeiro festival de samba, o Cabelereiro Fest, que traz como atrações os grupos Nosso Ritmo, Movimento, Bambeia e Tradição de Samba. Dia 23, a Banda Cativeiro, que inova com arranjos mais modernos e eletrônicos no reggae, agita o público da Pedro Archanjo. João Gonzaga retorna ao palco na sexta, 27. No sábado, 28, será realizado o projeto O Pelô que Toca e Dança, promovido pela Associação Cultural União das Raças – ACURA e que contará com a apresentação da banda Tambores do Pelô, formada por jovens e adultos moradores do Pelourinho e adjacências. No mesmo dia, o cantador Maviael Melo traz um show recheado de canções, contos, poesias e cordéis, proporcionando ao público uma experiência diferenciada. Encerrando o mês, o Viola de Doze festeja 10 anos de samba, no dia 29.

LARGO TEREZA BATISTA
O mês de Setembro vai ser de muito agito no Largo Tereza Batista. No dia 05, o Roda de Samba Mucum’g, comandado por Nonato Sanskey, traz um show com convidados especiais e repertório voltado para as raízes baianas. Na sexta, 06, o grupo Império Negro, nascido da comunidade de Brotas e que vem se destacando pela originalidade de seu repertório, levanta os amantes do hip hop com suas rimas, e recebe como convidados os grupos Saka Só, Ênfase, e os DJs Kiko e Berlota, no show Axé Para as Mulheres, título do terceiro CD do grupo. No dia 07, o bloco Pagode Total promove ensaio com as atrações Banda Pagode Total, Os Caras, Mania de Ser, Paparico, Samba Mocidade, Grupo no Balanço, Samba e Amizade, Catadinho do Samba, Grupo de Mansinho, Grupo No Quintal, Grupo Puro Love e Banda Sarmento. E no domingo, 08, quem faz ensaio é o bloco Olodum. O bloco terá mais ensaios nos domingos 15 e 22. A banda Neto Lobo e a Cacimba leva aos amantes do rock uma proposta diferenciada, que fala da cultura interiorana, e faz show no dia 10. No dia 12, se realiza o projeto Viola Vadia, com Neto Balla. Representando o pop rock, a Banda Radiola faz show na sexta, 13. A BaianaSystem, conhecida por seu trabalho inovador na produção de uma música urbana com o som da guitarra baiana, volta ao Pelourinho no dia 14.
Na terça, 17, a banda Velotroz, vencedora por unanimidade de júri do Desafio das Bandas em 2011, traz um repertório marcado pela sonoridade ousada sob influência da música brasileira dos anos 70, do rock’n'roll e das tendências musicais contemporâneas. A quinta-feira (19) será marcada pelo 3º Round – Circuito de Rima Improvisada, uma batalha de MC’s organizada pelo Coletivo Cultural Boom Clap e Ugangue. No dia 20, o Grupo Pirombeira se apresenta em um show que reúne elementos da música brasileira, regional e da cultura local. A cantora Graça Onassilê estará no largo Tereza Batista no dia 21, agitando o sábado com a batida da música afro. E a última semana do mês começa com o forró da banda Zé de Tonha, que mescla um repertório autoral com grandes sucessos de compositores brasileiros. A Roda de Samba Mucum’g retorna ao palco no dia 26. E no dia 27, a Orkestra Rumpilezz convida a vencedora do The Voice Brasil, Ellen Oléria, e o cantor baiano Saulo Fernandes, para uma noite imperdível em seu projeto de ensaios. No sábado, 28, J. Veloso e os Cavaleiros de Jorge fazem um show que mistura a música tradicional do recôncavo baiano com elementos da cultura pop e afrobrasileira. E para encerrar, a festa Gastronomia Negra da Bahia homenageia a culinária local e traz grandes atrações, como A Mulherada, Bambeia, Aloísio Menezes, Gal do Beco e vários outros artistas celebrados.

LARGO QUINCAS BERRO D’ÁGUA
O mês será também de grandes atrações no Largo Quincas Berro D’Água. Na terça-feira, 03, a Banda Zuluz promove a fusão do reggae com os mais diversos elementos musicais. Na quinta, 05, acontece a primeira edição do mês do projeto Ensaios dos Afros e Afoxés, com participação do afoxé Filhos de Omolu e Bloco Dandara. A banda Mistah “B”, comandada pelo ex-integrante do Braga Boys, Capitão América, faz no dia 06 um show que mistura música brasileira dançante com ritmos caribenhos. No dia 07, Cristiano Greco promove um show especial para o público do pop rock. Dentro da programação especial para a Parada Gay, o cantor Gabriel Póvoas, cuja vertente é a música popular brasileira, e o rapper Afro Jhow, sempre ligado à pluralidade de sons, fazem shows na noite de 08 de setembro. No dia 10, é a vez do grupo Panos e Mangas, que vem se destacando no cenário alternativo da MPB. O Afoxé Ilê Oyá e o bloco afro Alerta Mente Negra participam do Ensaio na quinta, 12. O Grupo Pirombeira dá o pontapé pro fim de semana, no dia 13. No sábado, 14, o show instrumental da Duosense, formada pelas músicos Sérgio Bahia e Júlio Gomes, promete entreter o público com seus improvisos e interpretações baseadas em ritmos brasileiros. E o Seja Você um Sambista Solidário neste mês acontece na Quincas, levando adiante seu objetivo de fortalecer e resgatar o samba, e ao mesmo tempo contribuir com ações de responsabilidade social. Será no domingo, 15.
No dia 17, o largo abre espaço ao hip hop da Okaris, diretamente do bairro da Liberdade, o grupo tem como proposta falar sobre a vida na periferia e enaltecer suas raízes. E em mais uma noite dos Ensaios dos Afros e Afoxés, o afoxé Filhos de Nanã e o bloco afro Relíquias Africanas estarão à frente do evento. Na sexta, 20, acontece a segunda noite do Viola Vadia no mês. E no dia 21, mais hip hop, dessa vez com Os Agentes. Em seu repertório, o grupo passeia pelo funk e samba rock, mantendo a batida do rap. Formado por mulheres com a proposta de manter vivo o samba de raiz e experimentar novas sonoridades, o grupo Samba Maria faz show no dia 24. E a última noite do projeto Ensaios acontece na quarta, 25, encerrando com o Afoxé Kambalagwanze e o bloco afro Ginga do Negro. O projeto Viola Vadia retorna ao palco no dia 26. Na sexta, 27, é a vez da Banda Mistah “B” animar os visitantes do Pelô. E quem encerra o mês é a turma do Bossa From Bahia, o quarteto propõe uma fusão da bossa nova com a diversidade musical baiana.

O QUE : Cortejo Afro
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 02 de setembro 2013 - 20h.
QUANTO : R$ 20

O QUE : Ubaldo Akidara
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 03 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Banda Zuluz
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 03 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Ensaio da Roda de Samba Mucum’g (Participações: Paparico, Samba Mocidade, Grupo Movimento e Jady Gil)
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 05 de setembro 2013 - 20h.
QUANTO : R$ 10

O QUE : Ensaios dos Afros e Afoxés – Afoxé Filhos de Omolu, Bloco Dandara
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 05 de setembro 2013 - 19h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Neto Balla
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 06 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Império Negro “Axé Para as Mulheres”
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 06 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Banda Mistah “B”
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 06 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : João Gonzaga
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 07 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Banda Pagode Total, Os Caras, Mania de Ser, Paparico, Samba Mocidade, Grupo no Balanço, Samba e Amizade, Catadinho do Samba, Grupo de Mansinho, Grupo No Quintal, Grupo Puro Love, Banda Sarmento
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 07 de setembro 2013 - 15h.
QUANTO : R$ 20

O QUE : Cristiano Greco
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 07 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : 12º Parada Gay – Sine Calmon e Banda Morrão Fumegante
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 08 de setembro 2013 - 20h30
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Ensaio do Bloco Afro Olodum
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 08 de setembro 2013 - 16h.
QUANTO : R$ 25

O QUE : 12º Parada Gay – Gabriel Póvoas
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 08 de setembro 2013 - 19h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : 12º Parada Gay – Afro Jhow
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 08 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Ricardo Caian e os Beduínos Gigantes
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 10 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Neto Lobo e a Cacimba
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 10 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Panos e Mangas
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 10 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : IX Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – Marcela Bellas
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 12 de setembro 2013 - 20h.
QUANTO : Gratuito

O QUE : Projeto Viola Vadia
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 12 de setembro 2013 - 20h.
QUANTO : R$ 10

O QUE : Ensaios dos Afros e Afoxés – Afoxé Ilê Oyá, Afro Alerta Mente Negra
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 12 de setembro 2013 - 20h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Congresso Brasileiro de Sociologia – Sarau Caymmi e Três Tempos
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 13 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Congresso Brasileiro de Sociologia – Banda Radiola
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 13 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Congresso Brasileiro de Sociologia – Grupo Pirombeira
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 13 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Projeto SoteroPaulistano – Walmir Borges, Max de Castro, Ludmilla Anjos, Márcia Short
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 14 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : R$ 20

O QUE : BaianaSystem
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 14 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : R$ 20

O QUE : Duosense
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 14 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : 3º Encontro dos Bregueiros e Amigos do Pelourinho
ONDE : Praça Jubiabá
QUANDO : 14 de setembro 2013 - 14h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Ensaio do Bloco Afro Olodum
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 15 de setembro 2013 - 16h.
QUANTO : R$ 25

O QUE : Seja Você Um Sambista Solidário
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 15 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : 01 pacote de leite 400gr

O QUE : Dionorina
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 17 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Velotroz
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 17 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Okaris
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 17 de setembro 2013 - 20h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : 3º Round – Circuito de Rima Improvisada (2ª Temporada)
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 19 de setembro 2013 - 19h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Ensaios dos Afro e Afoxés – Afoxé Filhos de Nanã, Relíquias Africanas
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 19 de setembro 2013 - 20h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Banda Zuluz
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 20 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Grupo Pirombeira
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 20 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Projeto Viola Vadia
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 20 de setembro 2013 - 20h.
QUANTO : R$ 10

O QUE : Siba – Lançamento do CD Avante
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 21 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : entrada franca

O QUE : Graça Onasilê
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 21 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Os Agentes
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 21 de setembro 2013 - 19h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Cabelereiro Fest – Nosso Ritmo, Movimento, Bambeia, Tradição de Samba
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 22 de setembro 2013 - 15h.
QUANTO : R$ 15 (Individual) / R$ 30 (Casadinha)

O QUE : Ensaio do Bloco Afro Olodum
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 22 de setembro 2013 - 16h.
QUANTO : R$ 25.

O QUE : Banda Cativeiro
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 24 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Zé de Tonha
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 24 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Banda Samba Maria
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 24 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Ensaios dos Afros e Afoxés – Afoxé Kambalagwane, Afro Ginga do Negro
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água
QUANDO : 25 de setembro 2013 - 20h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Ensaio da Roda de Samba Mucum’g (Participações: Fora da Mídia, Swingue Xenon, Samborim, Os Intimus)
ONDE : Largo Tereza Batista - Pelourinho - Salvador BA
QUANDO : 26 de setembro 2013 - 20h.
QUANTO : R$ 10

O QUE : Projeto Viola Vadia
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água - Pelourinho - Salvador BA
QUANDO : 26 de setembro 2013 - 20h.
QUANTO : R$ 10

O QUE : João Gonzaga
ONDE : Largo Pedro Archanjo - Pelourinho - Salvador BA
QUANDO : 27 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Orkestra Rumpilezz – Ellen Oléria, Saulo Fernandes
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 27 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : R$ 20

O QUE : Banda Mistah “B”
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água - Pelourinho - Salvador BA
QUANDO : 27 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : O Pelô Que Toca e Dança
ONDE : Largo Pedro Archanjo - Pelourinho - Salvador BA
QUANDO : 28 de setembro 2013 - 9h
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Maviael Melo
ONDE : Largo Pedro Archanjo - Pelourinho - Salvador BA
QUANDO : 28 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : J Veloso e os Cavaleiros de Jorge
ONDE : Largo Tereza Batista - Pelourinho - Salvador BA
QUANDO : 28 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Bossa From Bahia
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água - Pelourinho - Salvador BA
QUANDO : 28 de setembro 2013 - 21h.
QUANTO : Entrada Franca

O QUE : Festa da Viola de Doze
ONDE : Largo Pedro Archanjo - Pelourinho - Salvador BA
QUANDO : 29 de setembro 2013 - 15h.
QUANTO : R$ 20

O QUE : Gastronomia Negra da Bahia – A Mulherada, Partido Popular, Sangue Brasileiro, Bambeia, DJ Vinicius Santana. Participações: Aloísio Menezes, Neto Bala, Amaral Fabrícia, Grupo Movimento, Gal do Beco, Arnaldo Rafael
ONDE : Largo Tereza Batista - Pelourinho - Salvador BA
QUANDO : 29 de setembro 2013 - 14h.
QUANTO : R$ 20,00


Fonte : Secult BA ( 02/09/13 | 10H09 ) - setembro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br