carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Exposição Carnaval da Cultura segue no Palácio Rio Branco
bastidores da folia
Mostra fotográfica reúne 40 imagens da festa no Palácio Rio Branco, em Salvador



Até o dia 27 de abril, o público poderá reviver a magia do Carnaval através das fotografias da Exposição Carnaval da Cultura, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A mostra reúne 40 imagens registradas durante a festa nos programas Carnaval do Pelô, Outro Negro, Pipoca e Outros Carnavais. As fotografias foram feitas pelos fotógrafos Álvaro Vilella, Edson Ruiz, Lucia Correia Lima, Rosilda Cruz e Sidney Rocha. A visitação acontece no Palácio Rio Branco e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados e domingos, das 10h às 14h. O brilho e a tradição dos blocos afros, a animação e a diversidade de ritmos do Pelourinho, passando pela criatividade dos microtrios. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre nesta segunda-feira, 14 de abril, às 19 horas, no Palácio Rio Branco, a exposição Carnaval da Cultura. A mostra reúne 40 fotografias registradas durante a festa nos programas Carnaval do Pelô, Outro Negro, Pipoca e Outros Carnavais. As imagens foram feitas pelos fotógrafos Álvaro Vilella, Edson Ruiz, Lucia Correia Lima, Rosilda Cruz e Sidney Rocha. A exposição, que tem entrada gratuita, poderá ser visitada até 27 de abril. “As fotos registram em imagens a multiplicidade de alegrias, criatividades, estilos, imaginários, modalidades e personagens que animam nosso carnaval. A documentação destes carnavais tem sido trabalho da SecultBA. Nossos fotógrafos produziram expressivas imagens do Carnaval da Cultura. Nada melhor que selecionar algumas delas e colocá-las à disposição dos olhares do público, carnavalesco ou não”, afirma o secretário estadual de cultura da Bahia, Albino Rubim.

As imagens da festa em Salvador foram registradas no Carnaval 2014 nos largos e praças do Pelourinho – que homenageou, este ano, os 40 anos do Ilê Aiyê e o centenário de Dorival Caymmi, nos desfiles do Ouro Negro – que incluem os blocos afros, de índio, de samba e afoxés, e no Carnaval Pipoca, com a criatividade e a alegria dos microtrios. Já as fotografias da festa em Maragojipe – que integra, ao lado do Palco do Rock, em Piatã, o projeto Outros Carnavais da Secult – foram feitas entre 2006 e 2012. A curadoria das imagens foi feita pelos fotógrafos Adenor Gondim e Célia Aguiar, pela jornalista Adriana Jacob, assessora de comunicação da SecultBA e pela produtora cultural Cristiane Taquari, coordenadora do Centro de Culturas Populares e Identitárias da SecultBA.

A exposição Carnaval da Cultura fica em cartaz no Palácio Rio Branco, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados de domingos, das 10h às 14h. De Salvador, a mostra segue para o interior do estado, onde deve circular pelos espaços culturais administrados pela SecultBA.

CARNAVAL DA CULTURA
Tendo como marca a diversidade, o Carnaval da Cultura reuniu uma mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de milhares de artistas. Com investimento do Governo do Estado em torno de R$ 10 milhões, possibilitou o acesso gratuito dos foliões a 218 atrações, que foram selecionadas para receber o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, considerando a qualidade e mérito das propostas, avaliadas por uma curadoria formada por profissionais altamente qualificados e de competência técnica.

EXPOSIÇÃO
- Fotógrafos: Álvaro Vilella, Edson Ruiz, Lucia Correia Lima, Rosilda Cruz e Sidney Rocha.
- Curadoria: Adenor Gondim, Adriana Jacob, Célia Aguiar e Cristiane Taquari.
- Coordenação Expográfica: Cristiano Cardoso

ONDE : Palácio Rio Branco – Praça Thomé de Souza, S/N- Centro - SALVADOR BA
QUANDO : de 14 à 27 de abril 2014 - de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 14h.
QUANTO : Entrada Gratuita.

FOTÓGRAFOS
- ALVARO VILLELA – Com exposições individuais e coletivas em importantes museus e centros culturais do país e do exterior, divide-se entre o mercado publicitário e projetos pessoais que tem no ser humano e suas relações sociais o foco do seu interesse. Entre os principais trabalhos estão, Cuba dos Cubanos; A Natureza do Homem no Raso da Catarina; Fronteira das Águas; Faces e o livro “Caretas, quem é você?” – Um percurso documental e poético pelo carnaval de máscaras da cidade de Maragojipe, na Bahia.
- ROSILDA CRUZ – Inquieta, para ela, a fotografia é mesmo uma grande paixão. Quando criança, leu nas páginas amarelas uma entrevista de JR Duran, e uma frase marcou toda a sua existência desde então: “antes de fotografar com a máquina , fotografe com os olhos”.
- ESDON RUIZ – Jornalista da imagem, natural de São Paulo e residente em Salvador há 22 anos. Fundador da Cooperativa dos Profissionais de Fotografia, Imagem e Audiovisual da Bahia – COOFIAV. Realiza trabalho autoral de forma independente e atende assessorias de empresas e secretarias governamentais. Entre os trabalhos já realizados e os em que atua como correspondente, soma-se mais de 17 veículos de abrangência nacional.
- LUCIA CORREIA LIMA - Baiana, iniciou sua carreira em São Paulo na histórica revista “Realidade”, da Editora Abril, quando, em equipe, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo por seu trabalho na Editoria de Criação da edição especial – Amazônia. Fez parte da redação novamente premiada na categoria “Contribuição à Impressa”, com a revista “O Bondinho”, da Editora Arte e Comunicação. De volta à Salvador, trabalhou na Tribuna da Bahia, sendo a primeira mulher profissional como repórter-fotográfica. Deixou sua marca também no Jornal da Bahia e na sucursal de O Globo. Fez exposições em Salvador, São Paulo, Filadélfia (USA) e Paris (França).
- SIDNEY ROCHARTE – Produtor cultural, fotógrafo, designer gráfico e interessado em música e arte de um modo geral, procura traduzir o estilo urbano e pós-moderno através do seu entendimento de mundo. Sua inspiração vem do momento, do movimento, da emoção e da forma como elas dialogam com as formas que ele visualiza. Neste âmbito, a fotografia documental e o fotojornalismo emergem como meios e lugares privilegiados para explorar e partilhar a sua visão acerca das questões que interpelam o nosso tempo.


Fonte : SECULT BA (15/04/14 | 13H04) - abril 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br