carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


O 4° SOLAR de Virote, em edição comemorativa dos 30 anos do Cine-Teatro Solar Boa Vista
bastidores da folia
Solar Boa Vista vira a noite com 30 horas de programação neste fim de semana



0H08 30 horas para celebrar 30 anos! É nesse clima que o 4° “Solar de Virote” fecha a programação doJulho+Solar, festival integrante do Circuito de Festivais da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A festa do Cine-Teatro Solar Boa Vista começa no dia 02, às 16h, e atravessa a madrugada, seguindo até as 21h do domingo, dia 03. Shows, intervenções urbanas, Feira de Artesanato e Alimentos, Batalha de Mcs e Break, Grafite e muito mais ocupam tanto o palco como a área externa do Solar, tudo sempre com entrada gratuita! Para abrir a maratona e aquecer o Virote teremos as Intervenções Urbanas da Comunidade Parkour Salvador a partir das 16h, com treino livre entre os praticantes e possibilidade de participação de interessados. Em paralelo, acontece o Projeto Itinerante Próxima Parada na área do Parque público Solar Boa Vista e em frente ao cine-teatro o “Circuito Cinema Yemanjá”, que faz parte da programação da III Bienal de Artes da Bahia.
,br>A sala principal abre suas portas às 19h com o Blues do guitarrista, cantor e compositor Álvaro Assmar e a Mojo Blues Band, que apresenta clássicos essenciais do blues, além de temas autorais integrantes do seu mais álbum mais recente “Álvaro Assmar 25 Anos ao Vivo” e uma homenagem especial ao guitarrista Johnny Winter. Noite segue com o grupo Vozes do Engenho, composto por moradores do Engenho Velho de Brotas e arredores, com seu trabalho voltado para o ritmo e a história da musicalidade negra e afro-baiana. Ainda relendo as tradições musicais da Bahia e do Nordeste, o grupo soteropolitano Sertanília apresenta o show “Ancestral” e o Sambatrônica faz o seu “Copa e Cabana”.

A primeira atração do dia 3 é Dão e a Caravana Black, com o show “Nobre Balanço”, à 01h da madrugada. O “Baile Crokant” recebe na sequência o DJ Mauro Telefunksoul, o DJ Raíz e o DJLeandro, do Coletivo Crokant, com a proposta de trazer ao cenário musical a apresentação de pesquisas aprofundadas na black music de todo o mundo. O Baile segue até o amanhecer, com uma pausa às 03h para ver “Luiz Galvão e os Nossos Baianos – Saindo dos prédios para as praias”. No raiar do dia, o Cine Teatro Solar Boa Vista oferece delicioso café da manhã aos presentes e promove o “Baba de Virote”, para não parar o movimento. A manhã do domingo tem ainda atividades corporais, Rua de Lazer, Canteiros Coletivos e Biblioteca Móvel. A Orquestra Castro Alves, também oriunda do projeto Neojibá participa dessa matinê com 68 músicos em idades entre 11 e 20 anos. Tem até forró no repertório!

Às 11h começa o almoço musicado, com o Trio Taruá, na área externa, dando a deixa para a saída do cortejo “Pra Continuar Te Lembrando do Badauê”, às 13h, que traz consigo toda a musicalidade e beleza do “mar azul” afoxé Badauê, agregado do movimento de dança afro. Comandando a programação a partir das 14h chega a Liga Baiana de B.Boys e B.Girls, com muito Hip Hop, batalhas de MC’s e break. O Projeto Itinerante Próxima Parada também volta a ocupar o cenário com suas histórias e trocas. E chegando ao final das 30 horas de muita atividade, às 19h30 na sala principal tem o show da banda OQuadro, de Ilhéus, que representa a tendência do Hip Hop intitulada “New School” e busca inovações sonoras a partir do diálogo com outros estilos musicais e movimentos culturais. As composições do grupo vão do ijexá ao afrobeat, sem deixar de ser Rap.

O 4° SOLAR de Virote, em edição comemorativa dos 30 anos do Cine-Teatro Solar Boa Vista, bem como o Festival Julho+Solar, fazem parte do Programa de Dinamização de Espaços Culturais “Ocupe Seu Espaço!”, da DEC/SecultBA.

QUANDO : De 02 a 03 de agosto = 30 horas sem parar
Das 16h (02/08) às 22h (03/08)
ONDE : Cine-Teatro Solar Boa Vista - Parque Solar Boa Vista, SN, Engenho Velho de Brotas - Salvador BA
QUANTO : evento gratuito


Fonte : SECULT BA ( 29/07/14 | 12H07 ) - agosto 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br