Após a abertura oficial da maior festa de rua do mundo, ocorrida hoje (27.02), em Salvador, a banda Nova Saga – revelação do hip hop da música popular baiana – dá início a programação da Praça Tereza Batista, no Carnaval do Pelourinho 2014. Formada pelos irmãos Mc Makonnen Tafari e Dj. Akanny, o grupo se apresenta com os convidados Bob Dogg, R. Braz, Rulzito, D.N.X e Stheff.
Conhecido por cantar mensagens de paz e protesto contra qualquer tipo de discriminação e preconceito, Nova Saga nasceu numa Comunidade do Pelourinho, em 2007. De lá pra cá, suas músicas já foram apresentadas no Rio de Janeiro, Recife, Belém do Pará, Brasília, Minas Gerais e São Paulo.
O Mc Makonnen Tafari destaca o trabalho social desenvolvido junto a comunidade, que tem como principal objetivo mostrar não só os problemas mas apontar soluções para as questões sociais do país. “A nossa música já é reconhecida fora da Bahia e isso é muito importante. Contar o que acontece com a vida do jovem de forma positiva é o que queremos”.
Prova do reconhecimento é que as músicas ‘Realidade do Guetto’ e ‘Celular Digital’ foram escolhidas para integrar o documentário Connection South, com Gilberto Gil. O filme, que ainda não foi lançado, retrata comunidades socialmente excluídas e o uso das novas tecnologias.
Com dois Cds lançados (Tempo para Viver e Positividade), o grupo conta com o apoio dos pais, Jussara Santana e Kamapheu Tawa, e da comunidade. “Crescemos vendo a realidade do gueto e hoje torço muito pelo sucesso da banda”, destaca o estudante Rubi Messias. A próxima apresentação da banda será no sábado, no Campo Grande, com o Bloco Nova Saga.
O Carnaval da Cultura, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), tem investimento de R$ 10 milhões com apoio a centenas de artistas, atrações e entidades carnavalescas, numa programação pautada pela diversidade cultural.
|