O toque feminino deu início ao cortejo do Ouro Negro no Carnaval 2014. Com 50 mulheres de 13 a 30 anos, o bloco A Mulherada início aos desfiles desta quinta-feira, 27, no Campo Grande (Circuito Osmar), com o tema “Mulheres Negras Brasileiras”, além das bandeiras “Tocar pode, bater não”, em alusão ao combate à violência contra as mulheres. Em seus abadás, o bloco traz ainda o lema “Tambores pelo fim da violência”, com as cores do feminismo rosa e lilás.
“Nós queremos reverenciar as mulheres negras brasileiras este ano, como a Luislinda Valois, primeira juíza negra do Brasil, Mãe Menininha do Gantois, as baianas, dançarinas, enfim mulheres negras que ocupam espaços de poder na cultura, na sociedade”, declarou Rose Barbara, presidente do Bloco que, em 2014, completa 12 anos de Carnaval.
Além do desfile desta quinta-feira, a Mulherada volta ao Campo Grande na sexta-feira. O bloco sai sem trio este ano, com corpo percussivo, ala de dança, ala de baianas, sopro e uma ala para os homens também, que seguem logo atrás com jovens da mesma faixa etária. A Mulherada integra o Carnaval Ouro Negro, programa de fomento da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia / SecultBA voltado às entidades de matriz africana.
QUANDO : 27 de fevereiro 2014 - QUI
O QUE: Bloco A Mulherada
QUEM : Banda A Mulherada
ONDE : Circuito Osmar (Av /Campo Grande)
|