Mostrando que o Pelourinho 2014 tem espaço para todos os estilos musicais, o público da noite desta quinta-feira (27) no Centro Histórico de Salvador aprovou o som de ‘axé contemporâneo’ da banda Suinga. O grupo apresentou no largo Quincas Berro D’Água um repertório que contagiou os presentes, mesclando canções do seu primeiro disco ‘Recomeço’ com releitura de clássicos típicos da folia baiana. A saudação ao público foi feita com os versos do compositor Gerônimo: “Já é Carnaval cidade, acorda pra ver…”.
A medida que o largo se encheu, a Suinga aprimorou a performance, desafiando o público a dançar vários ritmos, muitos próprios das festas populares. Axé, pagode, samba de roda, lambada e até carimbó. Encontrada dançando ao som do grupo, a advogada Célia Morgira revela a grande surpresa que encontrou em sua primeira noite de carnaval: “Eles são novos, mas já revelam na seleção do repertório que possuem riqueza musical e ofertam muito ritmo”, disse Célia.
A apresentação da Suinga se destaca também pela poética de suas canções, com letras que tratam do cotidiano da cidade do Salvador a partir de uma ótica irreverente, dando continuidade à tradição de compositores como Gerônimo e Moraes Moreira. “A ideia é tentar extrair do dia a dia a alegria com a qual contornamos a realidade, e levar isso de volta ao público por meio das músicas”, afirma Diego Fox, compositor e vocalista da banda. No sábado a Suinga estará em Vitória da Conquista, e domingo, em Maragojipe.
Cerca de 1 milhão de pessoas devem passar no Pelourinho nos cinco dias de carnaval.
|