A diversidade do Carnaval da Cultura estará presente no Largo do Pelourinho, e também na riqueza de ritmos e estilos musicais que compõem a programação dos largos Pedro Arcanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, no Centro Histórico. Com shows todos os dias, sempre a partir das 18h, o Carnaval do Pelô conta com uma programação diversa e repleta de estilos musicais. As atrações foram divulgadas pela Secult nesta terça-feira (25).
“Esta busca pelo equilíbrio decorre da visão compartilhada pela Secretaria e pela comissão de curadores acerca da relevância da diversidade cultural para uma política cultural ampla e democrática, que contemple os gostos dos mais diversos públicos. Afinal, o carnaval do Pelourinho tem se afirmado como carnaval da diversidade cultural”, afirma o secretário de cultura da Bahia, Albino Rubim.
Entre os destaques da programação para os dias da folia, acontecerá no Largo Pedro Archanjo, sempre às 19h, apresentações de Orquestras populares, que resgatam a nostalgia dos antigos bailes de Carnaval. O Largo Tereza Batista será o palco das batidas afro, trazendo ainda o reggae, o rap e o hip-hop, além do projeto Praça do Frevo. E o Largo Quincas Berro D’Água, historicamente conhecido como uma casa de sambistas, vai honrar sua tradição e receber grandes nomes do samba entre suas atrações.
O palco principal no Largo do Pelourinho conta com uma ampla variedade de ritmos e colaborações entre grandes artistas em shows imperdíveis. Além de destaques como Carlinhos Brown, Márcia Castro, BaianaSystem, Lazzo Matumbi e Mariene de Castro. As novidades sobre o Carnaval podem ser acompanhadas através do site www.cultura.ba.gov.br
Carnaval da Cultura, Carnaval do Pelô
O Carnaval já começa a agitar os palcos nos largos internos do Pelô na quinta-feira (27), com shows às 19h e às 21h30. No Largo Pedro Archanjo, a festa será aberta pela Orquestra de Zeca Freitas. Depois, é a vez do público do pop rock pular ao som da banda Cascadura. E o hip-hop da Nova Saga abre o Carnaval do Largo Tereza Batista, que ainda vai ser agitado pela banda Vivendo do Ócio no segundo show da noite. Já no Largo Quincas Berro D’Água, os foliões vão dançar e se divertir ao som do Baile Crokant, e mais tarde com o axé da Banda Suinga.
Na sexta-feira (28) o Carnaval do Pelô tem sua abertura oficial, no palco principal do Largo do Pelourinho. A noite começa às 18h, com o show Encontro com O Mar, que reúne Luciano Calazans e Gerônimo com a Orquestra Ufonia. Às 21h, o “cacique” Carlinhos Brown sobe ao palco para agitar às milhares de pessoas que vem para curtir a folia no Centro Histórico. A noite se encerra ao balanço do reggae, com Dionorina, Lucas Di Fiori e Banda Cativeiro reunidos no show Bahia Negra – De Caymmi a Ilê.
Ainda na sexta-feira, tem os shows da Orquestra Iemanjá, às 19h, e da banda de guitarra baiana Ligação 70, às 22h, no Largo Pedro Archanjo. No Largo Tereza Batista, o rapper Mr. Armeng faz o primeiro show da noite, às 19h, e quem encerra é a cantora de reggae Jô Kallado, às 21h30. E no Largo Quincas Berro D’Água, a noite vai ser dançante ao som do Grupo Fuma Sound, às 18h, e do cantor de arrocha Magno Show, às 20h. Já às 22h30, é a vez de Jonga Zambô trazer mais do ritmo afro pop para o Carnaval.
No sábado (01), no Largo do Pelourinho, às 18h, acontece o show É Doce Cantar Caymmi, que reúne as cantoras Cláudia Cunha, Jussara Silveira e Sandra Simões. Mais tarde, às 20h30, a cantora Márcia Castro, um dos grandes destaques da música baiana contemporânea, brilha no Carnaval do Pelô e recebe convidados especiais. A noite se encerra com o show Vozes Foliãs – De Caymmi aos Carnavais Negros, reunindo Robson Morais, Ângela Lopo e Silvinha Torres.
No Largo Pedro Archanjo, às 19h é a vez da Orquestra Fred Dantas. E o clima de Carnaval das antigas se espalha com as marchinhas e canções do Bailinho de Quinta, às 22h. O Largo Tereza Batista vira Praça do Frevo, projeto do cantor e compositor Carlos Pitta que neste tema traz o tema Futebol e Folia, às 20h. E às 22h, o reggae de Ras Ednaldo Sá encerra a noite. E quem esquenta o Carnaval no Largo Quincas Berro D’Água é a cantora Graça Onasilê, às 19h, e a sambista Gal do Beco, às 22h.
No domingo de Carnaval, o show Esse Mundo é um Pandeiro reúne a Orquestra de Pandeiros de Itapuã, Marcos Suzano e Cacau do Pandeiro, às 18h. Às 20h30, a banda BaianaSystem, um dos maiores expoentes da música soteropolitana, agita o folião pipoca ao ritmo das novas possibilidades da guitarra baiana. Encerrando a noite, às 22h30 começa o show QuilombolaSoul, reunindo o cantor da Black music Dão, o rapper DaGanja e Princess.
O domingo também promete ser agitado nos demais largos do Pelô, que conta com a Orquestra Paulo Primo, às 19h no Largo Pedro Archanjo, que também recebe o reggae contemporâneo do Bailão da Diamba, às 22h. O Largo Tereza Batista dá continuidade ao projeto Praça do Frevo, às 20h. Ainda passa pelo palco Afro Jhow, às 22h30. E no Largo Quincas Berro D’Água, Parah Monteiro resgata o clima dos antigos carnavais, às 18h. O resto da noite vai ser de muito samba, primeiro com Matildes, e mais tarde com Fora da Mídia.
A segunda-feira no Largo do Pelourinho reúne no palco o Trio de Guitarra Baiana, formado por Júlio Caldas, Lúcio Ferraz e Pedro Souza. Às 20h30, é a vez do Pelourinho escutar uma das vozes mais marcantes da música afro baiana, Lazzo Matumbi. Depois, o Festival de Samba Reggae vai agitar os foliões, com Tonho Matéria, Marquinhos Marques e Dado Brazawilly.
No Largo Pedro Archanjo, a Orquestra Jurema, às 19h, faz a abertura da noite, que ainda vai contar com o axé da Banda Marana, às 22h00. Além da continuidade do projeto Praça do Frevo, às 20h, o Largo Tereza Batista conta com o hip hop de O Quadro, às 22h. E no Largo Quincas Berro D’Água, acontecem os shows da Banda Zuluz, às 18h, do cantor afro Guiguio, às 20h, e do sambista Neto Balla, às 22h30.
E o último dia de Carnaval promete fechar a festa em grande estilo. Primeiro com a Pipoca Black, projeto que reúne Juliana Ribeiro, Márcia Short e Érico Brás no mesmo palco, às 18h. Mais tarde acontece o show de Mariene de Castro, trazendo os maiores sucessos de seu repertório para o palco principal do Largo do Pelourinho, às 20h30, em show que conta com a participação especial de Margareth Menezes. E encerrando o Carnaval, o Roots, Rock, Afoxé reúne os artistas Lucas Santanna, Lutte e Márcio Melo.
O Carnaval também vai ser festejado até o último nos demais largos. No Pedro Archanjo, a Orquestra R Xangô, às 19h, dá continuidade ao trabalho do saudoso Maestro Reginaldo, famoso por seus inúmeros bailes carnavalescos. Às 22h, o ex-vocalista do Chiclete com Banana, Missinho, promove o show Missinho Elétrico. Já no Largo Tereza Batista, acontece o encerramento do projeto Praça do Frevo, às 20h, e ainda o resgate dos antigos carnavais com Nossos Baianos, às 22h30. E o Largo Quincas Berro D’Água traz Lui Muritiba, às 18h, o samba Quixabeira da Lagoa de Camisa, às 20h, e o cantor Aloísio Menezes, às 22h30.
Fonte : Assessoria de Comunicação do Carnaval da Cultura- fevereiro 2014
volta | contato
|