carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      



  QUANDO : 28 de fevereiro 2014 - SEX
  O QUE: Bloco Cortejo Afro
  QUEM : Banda Cortejo Afro
  ONDE : Circuito Osmar (Av /Campo Grande)

CARNAVAL 2014


Portal Carnaval

volta | contato

Blocos afro cantam África e trazem a ancestralidade para a Avenida
Carnaval de Salvador 2014 - Bahia


Um tapete vermelho e branco anunciou a chegada do Cortejo Afro, que neste ano trouxe a representação de um mito africano, os olhos vendados do orixá Xangô contra as injustiças sociais. Ao som da bateria, composta por 200 percussionistas de várias partes do mundo, o cantor Portela (Açúcar) entoou seus cânticos embalando foliões e as alas que compõem o bloco. “Tenho 10 anos de Cortejo e muitos de carnavais, estou jovem, tenho que me divertir”, afirmou Maria dos Anjos, 87 anos, a foliã mais antiga das alas.

Percussão também é uma característica marcante no bloco afro Os Negões. Com o tema “Terra dos Orixás”, o bloco expressou a diversidade soteropolitana para a Avenida. O mestre Geraldinho trouxe uma novidade, o samba-mambo. A mistura do ritmo baiano com o caribenho foi aceita pelo público, que dançou com Os Negões na Avenida até o final do circuito.

Os blocos afros têm a tradição de manter uma relação social com as comunidades soteropolitanas. “As oficinas promovidas para o jovens, principalmente as que envolvem música e dança, trabalham a auto estima do povo negro e isso nos fortalece”, declarou Paulinho do bloco afro Os Negões.


Fonte : Secult BA

www.carnaxe.com.br