carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


CARNAVAL DE SALVADOR 2014


  QUANDO : 04 de março 2014 - TER
  O QUE: MicroTrio
  ONDE : Circuito Dodô (Barra/Ondina) + Carnaval no Bairro Periperi
+ Circuito Osmar (Avenida/Campo Grande) - Circuito Batatinha (Pelourinho) - Salvador BA

Portal Carnaval

volta | contato


Fonte : Secult BA

Cinco projetos de microtrio encerram o Carnaval Pipoca na terça-feira
Carnaval de Salvador 2014 - Bahia


No último dia de carnaval, terça (04/03), o folião pipoca pode curtir dois microtrios na Barra: Tuk Tuk Sonoro e o MicroTrio 2014, a partir das 14h. No mesmo dia, às 16h, é a vez do projeto 100 Anos de Dodô desfilar no circuito Batatinha; e às 17h, no Campo Grande, o microtrio Peu Meurray & Coletivo Gente Boa se Atrai. Pra encerrar, o Rixô Elétrico anima os foliões em Periperi, às 20h. Apoiados pela Secretaria de Cultura do Estado, através do Carnaval Pipoca, estes projetos representam o carnaval da maioria, afinal, segundo pesquisa feita pela própria SecultBA, o folião pipoca compõe o público majoritário do carnaval de Salvador e, portanto, merece toda a atenção. A folia começa na Barra, às 14h, com o microtrio Tuk Tuk Sonoro que, com a cantora Sylvia Patrícia, preparou um repertório especial, composto por marchinhas, músicas de carnaval dos anos 1980, rocks e versões carnavalescas de alguns de seus sucessos, como “Sua mãe, uma TV e um gato”, que virou um frevo. A banda que acompanha a cantora vem com um naipe de sopros e conta com a participação especial do guitarrista MorotóSlim, do baixista Ronaldo Borges e do cantor Zeo Antonelli. Jú Linares comanda a percussão.

Logo em seguida, também na Barra, é a vez de mais uma festa comandada pelo MicroTrio 2014 que vem resgatando a memória e reconhecendo sua importância para a música e o carnaval baiano. Comandado desde 1996 pelo baterista Ivan Uol, o MicroTrio 2014 é composto ainda pela banda com CinhoDamatta (voz e violão), Ivan Bastos (baixo e vocal) e Sérgio Albuquerque (guitarra baiana).

Comemorando o centenário do nascimento de Dodô, inventor do Trio Elétrico e do Pau Elétrico, instrumento que inspirou à Guitarra Baiana, o projeto 100 anos de Dodô, como o nome já diz, vai homenagear os 100 anos de Dodô apresentando músicas que fizeram sucesso na voz de André Macedo, Moraes Moreira e Luis Caldas, além de músicas de antigos carnavais. No trajeto também serão feitas citações aos 50 anos de carreira do guitarrista Armandinho Macedo. O microtrio se apresenta no circuito Batatinha, às 16h.

Um pouco mais tarde, às 17h, no Campo Grande, Peu Meurray e o microtrio BabySauro faz a festa dos foliões pipoca. Meurray vem acompanhado do “Coletivo Gente Boa se Atrai na Rural Musical”, composta por uma equipe de 15 artistas, dentre eles músicos percussivos, DJ, guitarristas, colaboradores da reciclagem, artistas plásticos e grafiteiros. No repertório, uma seleção repleta de marchinhas, afoxés, frevos e clássicos da música popular brasileira.

Pra encerrar o Carnaval Pipoca em 2014, às 20h o microtrio Rixô Elétrico leva sua alegria para o bairro de Periperi. Movido por pedais de bicicleta, o Rixô foi idealizado há quatro anos pelo compositor, guitarrista e bandolinista baiano Fred Menendez, que promete um repertório marcado por muito frevo, axé e lambada, que será executado junto aos músicos Shafiek Patriarca (baterista), Eduardo Brandão (violão) Fábio Rocha (baixista) e Eleilson Amorim (tecladista).

www.carnaxe.com.br