Sandra de Sá é a atraçăo do próximo ensaio do Bloco Afro Ókánbí, que acontecerá no dia 11 de fevereiro, a partir das 19h30, no Largo Tereza Batista, com entrada franca. A cantora e compositora carioca recebe do bloco afro uma homenagem, o Troféu Deusa Negra Atikum, que celebra o talento da mulher negra na múusica brasileira e faz um show cheio de suingue.
Reconhecida pela voz inconfundível, que dá vida aos clássicos da MPB, soul, samba, pop, Sandra de Sá, que também é considerada a 'rainha do soul brasileiro', traz a Salvador o seu projeto Lado B, com faixas de sua discografia desde o início da carreira, na década de 80.
TROFÉU DEUSA ATIKUM O troféu “Deusa Atikum”´é um tributo que o Bloco Afro Ókánbí presta a artistas e grupos de mulheres que se destacam enquanto representantes da musica, da arte e da cultura negra na Bahia e fora dela. As homenagens acontecem durante os ensaios, que seguem o tema “ Deusas Negras Atikum - 100 Anos de Carolina Maria de Jesus. A Escritora que o Brasil Esqueceu”, que vai nortear o desfile do bloco no carnaval 2014, na segunda e terça feira, no circuito Osmar. Catadora de papel, favelada e semi-analfabeta, Carolina Maria de Jesus, escreveu o livro “Quarto de Despejo”, traduzido em mais de 13 idiomas e que vendeu quase um milhăo de exemplares. Nos anos 60, Carolina Maria de Jesus agitou o cenário cultural no Brasil e no mundo escrevendo livros, cançőes, poemas e peças de teatro, tornando-se uma das maiores escritoras da literatura negra brasileira e mesmo assim permanece desconhecida pela maioria dos brasileiros.
Fonte : ALDEIA NAGÔ - fevereiro 2014
volta | contato
|