carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Bloco Afoxé Filhos de Gandhy celebra 65 anos na avenida
folia e diversidade
Carnaval de Salvador 2014 - Bahia



Fundado por estivadores portuários de Salvador no dia 18 de fevereiro de 1949, o Afoxé Filhos de Gandhy completa 65 anos e vai às ruas com espetáculo em homenagem à cultura dos terreiros de Candomblé. “Gandhi, Fé, Religião, Tradição” é o tema escolhido para o carnaval 2014. A expectativa é de que cerca de oito mil homens participem do desfile que perfuma e veste de paz a folia de Momo na cidade de Salvador. O Afoxé Filhos de Gandhy é uma das 100 entidades de matrizes africanas que integram o desfile Ouro Negro no Carnaval da Cultura – promovido pela Secretaria da Cultura do Estado da Bahia. “Ai de nós se não tivéssemos este apoio. É muito importante não só para o Gandhy, que é uma entidade de grande porte, mas também para as pequenas que estão nascendo”, declarou o diretor social e “guru” do Gandhy, Tio Souza, durante missa celebrada na igreja Rosário dos Pretos, no Pelourinho, em comemoração aos 65 anos do afoxé completados nesta terça-feira (18).

 

O carnaval do Gandhy começa no domingo, dia 02 de março, às 15 horas, com saída da sua sede, no Pelourinho. Na segunda (3/03), a concentração é às 14 horas no Farol da Barra e, na terça-feira (4/03), o afoxé estende novamente o seu tapete branco pela avenida, com saída da Rua Chile, às 15 horas. O retorno das saudosas alegorias gigantes é a grande novidade para o carnaval do Gandhy este ano. “Faz muito tempo que não levamos o camelo e o elefante para as ruas. Este ano eles estarão de volta, trazendo, cada um, uma criança”, revela Tio Souza. O camelo e o elefante simbolizam força, resistência e remetem à luta de Mahatma Gandhi pela liberdade do povo indiano. A banda também apresenta uma nova roupagem, com a direção artística de Elísio Lopes e com Letieles Leite no musical. “Estamos inovando, mas continuamos seguindo o estilo Ijexá, que é a identidade do Gandhy há muitos anos”, ressalta o guru, referindo-se à tradição do afoxé de entoar cânticos de ijexá, herdados da religião africana.

COMEMORAÇÃO
Nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, durante a missa em comemoração ao aniversário de 65 anos do tradicional afoxé, no Pelourinho, o padre Lázaro Muniz disse que “a experiência de celebrar com a diversidade é sempre algo muito curioso e fenomenal, porque promove a reunião e a comunhão das pessoas. O Gandhy tem a tradição de vir à igreja Rosário dos Pretos para agradecer a Deus por suas realizações. Nós nos solidarizamos e ficamos próximos”. O filho de Gandhy Gery Félix Santos, que segue o afoxé há oito anos, acompanhava emocionado a celebração. “O amor ao Gandhy está no sangue, na raiz. É uma emoção muito grande. Venho à igreja Católica, vou ao terreiro de Candomblé. O importante é a gente encontrar a paz. Se não existe paz não há contato com Deus e o Gandhy é paz”.


Fonte : SECULT BA (18/02/14 | 15H02) - fevereiro 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br