carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Solar Boa Vista: 1ª Semana da Mulher Negra!
pelourinho cultural
Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais



Dentro da programação Julho + SOLAR o Cine Teatro Solar Boa Vista estreia a 1ª Semana da Mulher Negra de 19 a 25 de julho. Celebrando o dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, a programação conta com uma grade de atividades e eventos para refletir e enaltecer todas as mulheres negras latino-americanas e caribenhas. Começamos com o show em homenagem a sambista Clementina de Jesus, teremos o Papo Solar sobre o Protagonismo da Mulher Negra na sociedade, a exibição de curtas produzidos por mulheres negras, o show do Grupo Águas de Sambas e para encerrar a semana a apresentação da cantora e compositora Virginia Luz mais exibição do filme/documentário 25 de Julho – Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa, do diretor Avelino Regicida.

“TRANSFORMANDO QUELÉ” é o tema desse ano da homenagem a grande sambista Clementina de Jesus. Noite que promete ser de muito samba, cultura popular e encontros memoráveis. Daremos início com a exibição o filme “Rainha Quelé”de Werinton Kermes, que tem a participação de grandes nomes da música brasileira como Martinho da Vila, Leci Brandão e Paulinho da Viola. Logo após Juliana Ribeiro e o grupo Barlavento, anfitriões da festa, cantam juntos clássicos do repertório de Clementina e dividem o palco com Grupo Botequim, Walmir Lima, Mazzo Guimarães, Luciano Bahia, Jonga Lima, Edil Pacheco, Lia Chaves, Rita Bráz, Glória Terra, Chita Fina, Marília e Sueli Sodré, Tonho Matéria e Grupo Tapuia. Em sua terceira edição, a festa vai contar três artistas transformistas Fera Sunshine e Bia Mathieu Semanovischi, que foram convidadas ao palco para performances surpreendentes em que se aposta na inovação para perpetuar as tradições. “As tendências precisam estar conectadas ao nosso legado cultural para fortalecer o que somos e para onde vamos”, afirma Juliana Ribeiro, uma das idealizadoras e diretora artística do evento. A entrada será gratuita e a classificação livre.

Já no dia 20, teremos o encerramento do Mixtape – Festival de Cultura Hip-Hop, realizado pela turma de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Os estudantes vão trazer apresentações de dança e um bate papo sobre as mulheres no hip hop, exaltando a presença das meninas e mulheres nesse universo. O evento acontece das 10 às 17h horas na sala principal com entrada gratuita e a classificação livre. Seguindo a programação e qualificando ainda mais a reflexão, dia 21 tem “Papo SOLAR” na sala principal com o tema “O Protagonismo da Mulher Negra na Sociedade” às 19h, com a presença de Paulett Furacão, Geise Oliveira e Viviam Caroline, convidadas que trarão suas experiências de vida e um debate político sobre como é ser negra hoje no Brasil.

A terça, 22, será marcada pelo audiovisual! O Circuito Popular de Cinema e Vídeo com o projeto “Terças na Tela” exibirá curtas produzidos por mulheres negras a partir das 19h na sala principal. Ampliando as linguagens, dia 23 é aberta a exposição e exibição do documentário “Pedra da Memória de Renata Amaral – Diálogos BRASIL BENIN”, às 19h. Atividades com classificação livre e entrada gratuita. Encaminhando para o final da semana, o grupo “Águas de Sambas” traz um show recheado de musicalidade comandado por Viviam Caroline. A apresentação começa às 20h na sala principal com entrada a preços populares: inteira R$ 4 e meia R$ 2 reais. Classificação livre. Para fechar a programação e celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, teremos a exibição do documentário 25 de julho – Feminismo Negro Contado Em Primeira Pessoa de Avelino Regicida e a cantora e compositora Virginia Luz traz o show “MISTURANDO NOMES” na sala principal, entrada gratuita, com início das atividades às 19h.

Não perca a 1ª Semana da Mulher Negra do Cine- Teatro Solar Boa Vista! Mais informações no blogdosolar.wordpress.com, no perfil do Facebook, pelo e-mail ctsolarboavista@gmail.com ou pelo telefone 3116 – 2000. Gritaram-me Negra! Negra sou!

ONDE : Cine Teatro Solar Boa Vista, Parque Solar Boa Vista, Eng. Velho de Brotas, SALVADOR BA
QUANDO : 19 a 25 de julho 2014
REALIZAÇÃO : Cine Teatro Solar Boa Vista


Fonte : Solar Boa Vista - julho 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br