carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Turnê Saulo ao Vivo em Fortaleza contará com a participação de jovens da OSUECE
bastidores da folia
A Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), teve seu início em agosto de 2009 e tem um conjunto de obras variado em seu repertório de compositores brasileiros



Depois de passar por São Paulo e Rio de Janeiro a turnê Saulo ao Vivo chega a Fortaleza. O primeiro show da turnê no nordeste será realizado no Mucuripe Club, no dia 24 de maio, às 22h e contará com toda estética do DVD ‘Saulo ao Vivo’, lançado em novembro de 2013. A participação especial ficará por conta de jovens da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE) no momento das cordas, no segundo ato do show.

Assim como aconteceu em São Paulo com os jovens do Projeto Locomotiva e no Rio de Janeiro, com a Orquestra Jovem Paquetá, a participação do quarteto de cordas promete ser um dos momentos mais emocionantes do show. Todos os projetos escolhidos possuem em comum o objetivo de desenvolvimento e a promoção da educação, da cultura e da assistência social por meio da música.


Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará — OSUECE
A Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), teve seu início em agosto de 2009 e tem um conjunto de obras variado em seu repertório de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares, e obras do repertório tradicional sinfônico. A orquestra é formada por 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. É dirigida artisticamente e regida por Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela The University of Texas at Austin, EUA. O maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988. O músicos se reúnem quatro vezes por semana e participam de ensaios no Auditório do Curso de Música da UECE e no Auditório Central da UECE, Campus do Itaperí, à Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Segudas e Quintas (18h-20h), Quartas e Sextas (14h-17h).
O projeto é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. Neste ano de 2014, a OSUECE entra em sua segunda etapa pedagógica de formação de músicos de orquestra, atendendo a vários jovens e adolescentes de diversas localidades do Ceará, todas as Quintas 15h, gratuitamente, com aula de teoria, ensaio de orquestra de cordas, e aulas em grupo.
Com menos de cinco anos de existência, um projeto relativamente jovem, já tem chamado a atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes, como o violista Carlos Boltes (chileno radicado nos EUA), que, em julho de 2011, solou com a OSUECE o Concerto para Viola e Orquestra de G. P. Telemann. A Cantora Marina de la Riva, que em janeiro de 2012, apresentou-se com a OSUECE em Fortaleza, tendo mencionado de forma muito elogiosa o trabalho do jovens músicos da orquestra. A OSUECE apresentou-se no lançamento do Plano de Cultura do Estado do Ceará e no concerto de abertura do IX Festival Música na Ibiapaba 2012, com grande êxito.
Recentemente, participou da gravação do DVD em homenagem a Luiz Gonzaga, pelo seu centenário, com Adelson Viana, Waldonis e Rodolfo Forte, Manassés e Nonato Luiz, entre outros e fez o concerto de encerramento do Fórum Harmônicas Brasil, Ceará, no Anfiteatro do CDMAC, com o gaitista José Staneck, como solista.

 




Fonte : Saulo Fernandes (23/05/2014) - maio 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br