carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Festival vai contar com show de Paulinho Boca, mostras de arte e muita música
bastidores da folia



Circuito de Festivais promovido pela SecultBA chega a Porto Seguro neste sábado (24) Publicação: 23/05/14 | 18H05 - Última Atualização: 26/05/14 | 10H05 O Circuito de Festivais dos Espaços Culturais promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) por meio da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) chega à cidade de Porto Seguro neste sábado, dia 24, quando acontece a VII Semana Literária de Porto Seguro. O evento é promovido desde 2008 e estimula não apenas a prática da leitura, como também a vivência de diversas outras linguagens artísticas e o diálogo sobre a cultura, tanto em relação a manifestações e produções locais, como de outros lugares.
A idéia é agitar a cidade em quatro dias de bastante atividade. Este ano, além da habitual homenagem a um escritor brasileiro – que nessa edição contempla o itaparicano João Ubaldo Ribeiro – a Semana decidiu por reverenciar também o compositor Dorival Caymmi, para celebrar o seu centenário. Toda a programação é gratuita. Na grade estão mesas redondas, conferências, espetáculos de teatro, música e dança, oficinas de criação literária, bate-papo com escritores, além de uma feira literária.

Destaque entre as atrações, o cantor Paulinho Boca apresenta neste e nos outros Festivais do Circuito o show “A História da Música na Bahia”. O espetáculo consiste num bate-papo musicado sobre o tema do título e é uma iniciativa de circulação cultural apoiada pela SecultBA. No repertório estão canções como “Isto é Bom”, de Xisto Bahia, “Saudade de Itapoan”, de Dorival Caymmi, “Bem Bom”, de João Gilberto e “Cada Macaco no Seu Galho”, de Riachão.

O Circuito de Festivais passará por 10 Espaços Culturais da SecultBA, em 6 cidades diferentes. No primeiro semestre o roteiro segue por Mutuípe (23 a 25.05), Porto Seguro (24 a 28.05), Valença (31.05 a 01.06), Juazeiro (03 a 08.06) e Salvador (Plataforma – 31.05 a 10.06). Para o segundo semestre, estão previstos: Salvador (Solar Boa Vista, Alagados, Xisto Bahia, Casa da Música) e Alagoinhas.
“O objetivo de se fazer uma programação tão intensa, com atividades dos mais variados tipos, em tantos lugares diferentes e com intervalos tão curtos entre uma e outra é, para além da possibilidade de dinamizar os centros, poder agitar as cidades e comunidades do seu entrono e valorizar a grande diversidade cultural da Bahia”, enfatiza Chicco Assis, Diretor de Espaços Culturais da SecultBA. Um aspecto importante nessa iniciativa é a contratação de atrações a partir do processo de Credenciamento de Artistas, Bandas e Grupos promovido pela DEC neste ano. Mais de 259 artistas de Música, Teatro, Circo, Dança, Manifestações Populares e Infantis foram selecionados para ter a prioridade na contratação dos eventos realizados pela diretoria, a exemplo da cantora Cláudia Costa, que leva ao festival o seu show de samba.

O Centro de Cultura de Porto Seguro foi inaugurado em março de 1986. Marco do descobrimento do Brasil, a cidade é um grande pólo turístico da Bahia e de efervescência cultural. Em seus 24 anos de existência, o Centro de Cultura de Porto Seguro recebe espetáculos de teatro, dança, shows musicais, exposições de artes visuais e apresentações humorísticas, além de encontros, seminários, palestras, festivais culturais, exibição de filmes e cursos de fotografia digital. A Semana Literária vai ocupar todos os espaços do centro, como a sala principal que possui um palco italiano, as três salas de ensaio, o foyer, a galeria, além de todo o espaço externo.
Na Bahia, são 17 espaços mantidos pela SecultBA ao todo. Desses, cinco estão em Salvador. No interior há centros nas cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista, todos com a missão de contemplar ao máximo a produção cultural de seus territórios.
A VII Semana Literária de Porto Seguro faz parte do Circuito de Festivais, que por sua vez integra o Programa de Dinamização dos Espaços Culturais da SecultBA.

SERVIÇO : VII Semana Literária de Porto Seguro
Quando: De 24 a 28 de Maio 2014
Onde : Centro Cultural de Porto Seguro – Rua 15 de Novembro, Pacata.Porto Seguro-BA
Quanto : Acesso gratuito e aberto ao público.

24.05 – SAB - 18h00 – Abertura Oficial da Semana Literária – Falas Institucionais
Abertura da Exposição - A Bahia de Dorival Caymmi a João Ubaldo Ribeiro (curadoria Afonso Drummond)
Apresentações culturais: Capoeira e Puxada de Rede – ABEC (Associação Baiana de Empreendedorismo Cultural) e Varal de Haikai (Carleone Filho)

24.05 – SAB - 19h30 – Tributo a Dorival Caymmi com OSD – Orquestra Sinfônica do Descobrimento e participação especial Sexteto do IASA – Santo André + Palestra O que é que a Bahia tem? A ideia de baianidade nas canções de Dorival Caymmi - Marielson Carvalho (UNEB)

24.05 – SAB - 21h30 – Show poético musical – Dorival Caymmi: Isaac Sampaio, Rubens Sampaio, Sergio Boré, participação especial Rosa Emília (Milão-IT) e Afonnso Drummond (RJ).

25.05 – DOM - 14h00 – Bate-papo com a Diretoria de Espaços Culturais – DEC /SecultBA
25.05 – DOM - 16h00 – Apresentação de Circo / Credenciamento
25.05 – DOM - 17h00 – Apresentação de Dança / Credenciamento
25.05 – DOM - 18h00 – Exposição e lançamento de Livros (Curadoria: Aida Mendes – O Livreiro) + Varal de Haikai (Carleone Filho)
25.05 – DOM - 19h00 – Palco e Poesia – Leitura de poemas – Aldo Bastos
25.05 – DOM - 20h30 - Apresentação de teatro A casa dos Budas Ditosos - Grupo de Teatro Na Arte e Verdade
25.05 – DOM - 21h30 – Sarau Porto Canta Caymmi – Amadeu Alves e convidados

26.05 – SEG - 14h00 às 18h00 – Oficina de Cordel Recontando Caymmi – cordelista Antônio Barreto
26.05 – SEG - 18h00 – Exposição e lançamento de Livros com a Temática Indígenas + Varal de Haikai (Carleone Filho)
26.05 – SEG - 19h00 – Bate-Papo - A literatura brasileira sob a visão de João Ubaldo Ribeiro e a influência de Dorival Caymmi para MPB – Ricardo Ferraz (Biblioteca João Ubaldo Ribeiro-PS), Bruna Eugênia (FNSL), Alexandre Fernandes (FNSL), Mario Paternostro (FNSL), participação especial: Felipe Sampaio (violão).
26.05 – SEG - 20h00 – Show A História da Música na Bahia - Paulinho Boca de Cantor

27.05 – TER - 09h00 às 16h00 – Oficina Muito prazer, leitura – Ana Raquel e Vera Siqueira
27.05 – TER - 18h00 – Exposição e lançamento de Livros + Varal de Haikai
27.05 – TER - 19h00 – Homenagem a Caymmi – Projeto Musicart
27.05 – TER - 19h30 – Apresentação de Dança Afro Oyá Cha Chá – Mari Chacha e Marcelo Bottini
27.05 – TER - 20h30 – Show de Samba / Credenciamento

28.05 – QUA - 18h00 – Exposição e lançamento de Livros + Varal de Haikai
28.05 – QUA - 18h30 – Apresentação de teatro O Sorriso do Lagarto – Colégio Municipal de Porto Seguro | Direção: Ione Ramos
28.05 – QUA - 19h30 – Espetáculo de música e dança: Releitura da Biografia de João Ubaldo Ribeiro | Escola ACM (Arraial d’Ajuda)| Direção: Edna Ribeiro
28.05 – QUA - 20h00 - Apresentação de Dança / Credenciamento
28.05 – QUA - 21h00 – Sarau Especial Caymmi e João Ubaldo – Escola Estadual Antonio Ricaldi |Direção: Carleone Filho


Fonte : - maio 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br