carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Olodum convida dirigentes e estudiosos para Seminário alusivo ao Dia da África
bastidores da folia
Dentre os convidados para palestrar, o diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, falará sobre o tema



Esta quinta-feira, dia 25 de maio, se comemora o Dia da África. Nesta data, em 1963, na Etiópia, chefes de Estado africanos se reuniram para debater formas de luta contra a subordinação imposta ao continente por meio do chamado colonialismo, neocolonialismo ou partilha da África. Para celebrar esse marco histórico, o Grupo Cultural Olodum realiza, às 19h, o seminário África Real, o Brasil dos Afrodescendentes, Caia na Real, no Museu Eugênio Teixeira Leal (Pelourinho).

Dentre os convidados para palestrar, o diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, falará sobre o tema. Segundo Zulu, identificar a memória positiva da presença africana no Brasil é fundamental. “Infelizmente, a abordagem nos dias de hoje busca justificar o processo de escravização e discriminatório brasileiro, como se o continente africano fosse construído exclusivamente por escravos, quando na verdade foi construído por homens e mulheres livres, que deram uma contribuição significativa para o processo civilizatório da humanidade”, afirma Zulu.

Na ocasião, o diretor também falará da variedade de elementos étnicos que o Brasil herdou dos africanos. “Vou abordar sobre um projeto, no qual fiz uma consultoria, que me levou à República do Cameroon (Camarões). Essa República é vista como uma pequena África, porque ela contém praticamente todos os elementos étnicos e culturais do continente africano. E essa variedade étnica veio para o nosso país. O Brasil e a Bahia não foram formados por angolanos e nigerianos como muitos imaginam, e que o senso comum indica. É muito mais complexo e profundo”, conclui. O evento também contará com a presença da Feira do Livro, iniciativa da Diretoria do Livro e Leitura, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado, na qual livros serão comercializados a partir de R$5.

Além do diretor Zulu Araújo, a palestra contará com a presença da mestra em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de Nova York, Elisa Larkin Nascimento, que apresentará o tema: Atualidade do Pan-africanismo no Brasil; do doutor em sociologia e professor Ivair Augusto Alves dos Santos, mestre em ciência política, que discutirá sobre África contemporânea; da Vice-Prefeita de Salvador, Célia Sacramento, que apresentará a agenda da prefeitura na Quarta Cúpula Mundial de Prefeitos e Líderes Africanos e Afrodescendentes em Acra – Gana, além da presença do presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos; e da secretária de Política para as Mulheres da Bahia, Olivia Santana.


Fonte : SECULT BA (25/05/15 | 13H05) - maio 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br